terça-feira, 12 de março de 2013


A UE anuncia lançamento de Vistos Schengen em África

Bissau, 11 de Mar.13 (ANG) - A União Europeia (UE) anunciou que vai lançar no dia 14, o Sistema de Informação dos Vistos Schengen (VIS) em todos os países da África Ocidental e Central.
.
A informação consta duma nota de imprensa da UE na qual informa tal medida vai abrangera a Guiné-Bissau, referindo que a partir de 14 de Março de 2013, as Embaixadas da Espanha, da França e Portugal em Bissau procederão à recolha de dados Biométricos (fotografia e impressões digitais) para os pedidos de visto Schengen de curta duração.

O VIS é um banco de dados centralizado, que permite a troca rápida de informações sobre os pedidos de visto de curta duração (até 90 dias) entre os 25 Estados do Espaço Schengen.

Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Países Baixos, Polónia, Portugal, República Checa, Suécia e Suíça, são os Estados membros da organização europeia.

A UE garante que o VIS está baseado na utilização das tecnologias biométricas, para garantir uma maior segurança e eficácia na concessão de vistos.

Esta formalidade, segundo a nota, garantirá uma segurança acrescida, no sentido de evitar as usurpações de identidade, Contribuindo para agilizar os procedimentos de pedido de visto e de controlo nas Fronteiras.

Em 2013, o VIS será ainda implementado em todos os restantes países da África, assim Como na América do Sul e na Ásia Central e do Sudeste, promete a UE.

O VIS representa um elemento-chave da política comum de vistos da União Europeia, que, juntamente com outras políticas, permite o estabelecimento europeu de um espaço comum de liberdade, segurança e justiça, incluindo a livre circulação de pessoas dentro do Espaço Schengen.

ANG/LPG

Sem comentários:

Enviar um comentário