quarta-feira, 13 de março de 2013



Governo garante que Tráfico de droga diminui no país

Bissau, 13 Mar. 13 (ANG) - A utilização do nosso território para efeito de tráfico transatlântico diminuiu consideravelmente, afirmou o Ministro da Justiça que cita as estatísticas e relaciona o facto com o empenho do Governo de Transição no combate ao narcotráfico.

Mamadú Saido Baldé que falava terça-feira no acto comemorativo dos 30 anos da existência da PJ afirmou que o esforço imprimido pelo executivo no combate ao flagelo não recebeu nenhum apoio da comunidade internacional.

Contudo, reconheceu que a estrutura geográfica do nosso país caracterizada pela existência de um arquipélago com várias ihlas desabitadas e sem protecção militar, oferece condições favoráveis para a prática de crimes organizados.

Como solução, o Ministro da Justiça apelou a comunidade internacional no sentido de disponibilizar meios materiais e financeiros que permitam capacitar e operacionalizar as entidades vocacionadas no combate ao narcotráfico.

De acordo com Saido Baldé, a PJ enquanto entidade vocacionada para a investigação do tráfico precisa de colaboração das outras estruturas  nomeadamente alguns departamentos governamentais com as quais tem havido uma franca colaboração.

Para o Procurador Geral da República, a PJ é e continua a ser um inestimável auxiliar da justiça, com predominância do Ministério Público.

Segundo Abdú Mané, esta dependência deve ser cada vez mais efectiva de tal forma que possa tornar as partes em perfeita sintonia nos actos de decisão. Por esta razão,  defendeu,  a PJ deve ser apetrechada de meios humanos e materiais para poder combater intransigentemente a criminalidade e a impunidade no país.

Apesar de falta de meios com que se depara ao longo de vários anos, o Director da PJ disse que a sua instituição está em franco crescimento, pois é notório por todos a sua evolução.

Segundo João Biaguê, houve várias tentativas maldosas de dar golpe no que os homens e mulheres da PJ empreendem diariamente, mas a sua eficiência e eficácia são claras e conseguiram contornar a situação.

O Director da PJ afirma ser urgente a instalação dos seus serviços em localidade como Bubabque, Catió, Farim e Gabú com vista a fazer face a crimes que ali ocorrem.

No seu entender, este desafio não é só do Governo e lançou um repto a todos os parceiros no sentido de dar um apoio necessário de forma a que a PJ possa impor-se na luta contra o crime organizado na Guiné-Bissau.


ANG/AMS

 

Sem comentários:

Enviar um comentário