quinta-feira, 21 de março de 2013


Falta de água potável e saneamento responsável pela maioria de mortes de crianças

Bissau, 21 Mar. 13 (ANG) – A falta de acesso a água potável e ao saneamento adequado, ligado a práticas incorrectas de higiene facilitam a propagação de doenças de origem hídrica, como a cólera, que está na origem de diarreias frequentes, sobretudo em crianças de menos de 5 anos.

A constatação vem expressa numa nota de imprensa da UNICEF em alusão ao dia Mundial sobre a água que dia 22, se celebra sob o lema “2013 – Ano Internacional de Cooperação pela Água” e cujo acto central no país terá lugar na vila de São Domingos, região de Cacheu.
“A população mais pobre nas zonas rurais são, por conseguinte, aquelas que mais sofrem destas doenças, e grandemente vêem afectados os seus direitos à saúde e o bem-estar”, escreve a nota de imprensa da UNICEF.

Na nota, a UNICEF aponta a diarreia como principal responsável pela morte de um em cada cinco crianças e esclareceu que, apenas, 53 por cento da população das zonas rurais é que têm acesso a água potável.

Em relação ao saneamento, o documento diz que a situação é ainda mais grave, pois, específica, 31 por cento da população Guineense, ou seja, cerca de 500 mil pessoas, ainda continuam a defecar ao ar livre e, somente, 5 porcento das que vivem nas zonas rurais têm acesso ao saneamento adequado.

Globalmente, segundo o documento, calcula-se que cerca de dois mil crianças menores de cinco anos morrem diariamente de doenças diarreicas e mais de metade destas mortes estão ligadas a falta de água potável, a situação de saneamento e higiene.

O UNICEF defende no documento que a Cooperação entre o cidadão e comunidades beneficiárias, o Governo, académicos, parceiros de desenvolvimento e o sector privado é crucial para preservar a água, proteger o ambiente e aumentar o acesso a este precioso líquido.

A nota informa que a Guiné-Bissau partilha dois rios com dois países vizinhos, o que impõe uma cooperação internacional que estabeleça planos conjuntos de gestão sustentável da água, que tragam benefícios sociais e económicos mútuos às populações dos respectivos países.

O UNICEF convida a todos, cidadãos, instituições e organizações a se juntarem ao esforço da ampliação da cooperação pela água, visando a melhoraria da sobrevivência da criança e da qualidade de vida da população em geral, em particular dos mais necessitados e vulneráveis.

ANG/JAM

Sem comentários:

Enviar um comentário