segunda-feira, 25 de março de 2013


Os apoios da UE são expressão de solidariedade para com o povo guineense

Bissau, 25 Mar. 13 (ANG) – O reforço, neste momento, de apoios directos da União Europeia às populações da Guiné-Bissau e ao processo de transição, constituem expressão de solidariedade que existe entre o povo guineense e a Europa comunitária.

A constatação foi feita na passada sexta-feira pela representante da UE na cerimónia alusiva ao dia Mundial da Agua que este ano se assinalou na localidade de São Domingos sob o lema “Ano Internacional pela Agua”.

Com efeito, de momento, a UE, de acordo com Pauline Gibourdel, financia três projectos no valor total de 8 milhões de Euros, para beneficiar as populações mais carenciadas das áreas rurais e Semi-urbanas nas regiões de Bafata, Gabú, Oio, Quinará e Tombali, associando os parceiros locais e nacionais, reforçando-lhes capacidades.

“Eles estão perfeitamente alinhados com as orientações sectoriais e vem reforçar outros projectos actualmente em execução, financiados seja pelos Estados Membros da EU ou por outros parceiros internacionais”, adicionou.

As intervenções e financiamento da Europa Comunitária no sector da Agua na Guiné-Bissau, segundo a representante dos “27”, demonstra a determinação da organização com vista a contribuir para que mais pessoas possam ter acesso ao líquido precioso saudável e ao saneamento básico.

“Julgo que não é preciso relembrar o engajamento permanente da UE e dos seus Estados membros em apoiar os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio”, salientou Pauline Gibourdel que acrescenta que a luta contra a pobreza constitui um dos pilares da política de cooperação da EU e dos seus Estados membros.

Para terminar, reiterou o engajamento da EU e seus Estados Membros em prol das populações desfavorecidas e reafirmou a importância de estreitamento da colaboração entre a Europa Comunitária, a Sociedade Civil e os parceiros nacionais e internacionais, a fim de promover o desenvolvimento nacional e contribuir para uma luta eficaz contra a pobreza.

ANG/JAM

Sem comentários:

Enviar um comentário