quarta-feira, 13 de março de 2013


UNTG ameaça decretar uma greve geral

Bissau, 13 Mar. 13 (ANG) – O Secretario Geral da União Nacional dos Trabalhadores da Guine (UNTG) ameaçou hoje decretar uma greve geral no país, em jeito de solidariedade para com os professores e funcionários do Ministério das Finanças, se as reivindicações destes não forem atendidas.

Em declarações à Agência de Notícias da Guiné-ANG, Estêvão Gomes Có disse ser nessa perspectiva que o secretariado nacional da UNTG se reuniu na semana passada, tendo analisado a situação das greves no país, e produzido um comunicado exortando o governo e os sindicatos para se sentarem a mesa a fim de encontrar soluções para os problemas laborais objectos de greves no sector da educação e no Ministério das Finanças.

“Para nós, a greve de trinta dias decretada pelos sindicatos do sector da educação é muito longa, bem como do Sindicato de base dos funcionários do Ministério das Finanças que já realizou várias paralisações mas nenhuma solução foi encontrada,”lamentou o Secretario geral da UNTG.

Estêvão Gomes Có disse que a situação é lamentável porque quando se fala da educação mexe-se com todos os guineenses, porque se as aulas deixaram de funcionar isto preocupa a todos e o mesmo acontece com o Ministério das Finanças, uma instituição onde as receitas são colectadas para o pagamento de salários, por isso, uma situação que igualmente mexe com toda a sociedade guineense.

O Secretario geral da UNTG apelou as partes envolvidas para prosseguirem as negociações como a única forma de resolver os problemas sociais.

 “Apesar de haver vários acordos assinados mas que não foram compridos pelo governo, as partes devem privilegiar o diálogo,”desejou Estêvão Gomes Có.

O Secretario geral da UNTG informou que o conselho permanente da concertação social é um espaço onde se pode solucionar os conflitos sociais, mas que este órgão não tem reunido regularmente. E disse estar convicto de que se este tivesse reunido os problemas dos professores e dos funcionários do Ministério das Finanças teriam sido resolvidos.

ANG; LPG

Sem comentários:

Enviar um comentário