terça-feira, 26 de março de 2013


UA pronta a apoiar reformas das FA, s guineenses

Bissau, 26 de Mar. de 13 (ANG) -O representante especial da União Africana (UA) na Guiné-Bissau disse esta segunda-feira que a reforma das forças armadas guineense "é uma etapa inevitável e necessária para edificar um Estado republicano" no país.

Em declarações à agência PANA, Ovídio Pequeno asseverou que a reforma é possível e deve ser feita pelo interesse do país e que os militares devem entender que ela não é dirigida contra eles.

"Isto deve cessar, os militares devem voltar definitivamente aos quartéis. Só assim poderá ser construído um Estado Republicano. A UA e a comunidade internacional estão prontas para ajudar os guineenses a livrar-se desta situação”, disse Ovídio Pequeno.

O representante da UA revelou que a reforma dos sectores da defesa e segurança guineense programada sob a égide da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), enfrenta dificuldades para ser lançado devido à oposição de vários oficiais.

Recentemente, segundo agencia PANA, o Presidente burkinabe Blaise Compaoré recebeu em Ouagadougou o chefe do Estado-Maior das forças armadas António Indjai para exortar a hierarquia militar a aceitar a reforma.

Actualmente o país é dirigido por um regime de transição instalado após o golpe de estado que depôs em Abril de 2012 o governo liderado por Carlos Gomes Júnior.

ANG/LPG

Sem comentários:

Enviar um comentário