terça-feira, 19 de março de 2013


Funcionários das Finanças ameaçam com greve de dez dias

Bissau, 19 Mar.13 (ANG) – Os Sindicatos dos Funcionários Aduaneiros (SFA), e dos trabalhadores das Finanças, (STF) anunciaram a paralisação, a partir do próximo dia 22, e durante 10 dias, dos seus serviços para reivindicar o pagamento de 7 meses de subsídio de incentivo em atraso.

O anunciou foi feito hoje pelo porta-voz dos dois sindicatos, que acusa o governo de não cumprimento do memorando assinado no passado dia 29 de Junho do ano passado, um dia depois da primeira ronda negocial havido lugar entre as partes.

“No dia 11 de Julho do mesmo ano, elaboramos igualmente uma Adenda em que o Governo comprometeu-se a pagar-nos os 50 por cento da dívida, tendo, no entanto, liquidado apenas 25 por cento, mas de forma parcial, ou seja, pagam uns e deixam outros ao Deus dará”, criticou Carlitos Mendonça.

O Porta-Voz reconhece as dificuldades com que depara o país, salientando que, para tal, deve haver vontade por parte do Governo em dialogar com os sindicatos de forma a chegarem a um consenso.

Perguntado sobre se a greve não irá comprometer o pagamento do salário do mês em curso, Mendonça respondeu afirmativamente, mas justificou que os funcionários aduaneiros e das finanças recebem também os mesmos ordenados da função pública.

“Imaginem que até agora existem funcionários nas Finanças com mais de vinte anos de serviço com um salário mensal de 28 mil francos CFA! É através do subsídio de incentivo que conseguimos resolver os problemas do sustento das nossas casas”, explicou.

Para permitir uma maior dinâmica na recolha das receitas tributárias, o Governo, segundo o porta-voz, decidiu atribuir aos funcionários aduaneiros um subsídio de incentivo que varia conforme a produção. “Quanto mais recolherem as receitas, ganham mais subsídio”.

Carlitos Mendonça frisou que os funcionários das Finanças sabem perfeitamente do montante das receitas que entram e saem do cofre de Estado e não podem estar a ser enganados pelo patronato sobre o mesmo assunto.

ANG/ÂC



Sem comentários:

Enviar um comentário