quarta-feira, 6 de março de 2013


China entrega o Estádio “24 de Setembro” reabilitado ao PRT

Bissau, 06 Mar. 13 (ANG) -  O Presidente da República recebeu terça-fera do Embaixador da China no país, o reabilitado estádio de futebol “24 de Setembro, cujas obras de melhoramento foram executadas pela República Popular.

Agora o estádio passa a dispor de dois geradores de 630 Kawiar cada, uma pista “tartam” ou seja sintético para prática de atletismo, um moderno e autonomo sistema de irrigação alimentada por um deposito, cadeiras plásticas na bancada principal, uma sala de imprensa equipada e informatizada,  cabines de relatos de jogos e Placar electrónico com ecrã gigante.

"O catedral de futebol", como foi apelidado pelo PRT responde agora a todas às exigências da Federação Internacional de Futebol (FIFA), da Confedareçaõa Africana de Futebol (CAF) e da Federação Internacional do do Atletismo (IAF), devido as inovações ora introduzidas.

O mesmo passa a dipor de um muro de vedação, relvado natural bem tratada, postes de  iluminação, incluindo as com paínés solar, camaras de vigilância, dois ginásios e uma sala Vip.

Na ocasião, Manuel Serifo Nhamdjo apelou aos guineenses a serem vigilantes e que protejam o referido campo de jogo.

Por outro lado, o chefe de Estado convidou às instituições internacionais a previlegiarem  a cooperação entre os povos, e defendeu que tais relações devem ser despidas de preconceitos políticos e se transformem em ajuda e inter-ajuda.

O PRT enalteceu o gesto da China pelas realizações feitas no país, sobretudo ao nível dos órgãos da soberania, nomeadamente a construção do Palácio do Governo, Colinas de Boé, Hospital de Canchungo e Aldeia dos Combatentes.

Chefe de Estado disse estar esperançado em que as obras de reabilitação do Palácio da República e a construção do Palácio da Justiça sejam uma realidade, para que a China possa marcar de forma indelével a sua presença em todas às instituições da República.

Serifo Nhamadjo reconheceu que as relações de China com o país são de longa data e foram sempre na base de amizade e sinceridade e lançou um repto a toda comunidade internacional para siguirem o exemplo da República Popular.

Serifo Nhamado pediu a a todos para lutarem pela afirmação do desporto nacional, e qualificou o estádio de simbolo da união e da concórdia, do faire play, não só num quadro desportivo, mas na convivência social e política da familia guineense.

"Quero exortar a todos, governantes, técnicos desportivos para que façamos deste catedral de futebol o ´ovo de ouro ´, para que ninguém amanhã venha a ter remorsos e frustrações de ve-lo abandonado, deve ser preservado por todos. Por favor, não retirem nunhum painél solar deste estádio e muito menos um fio", implorou antes de pedir ao governo para colocar agentes de protecção naquele património público. 

O Embaixador chinês disse na ocasião, que a conclusão da obra do Estádio Nacional vai contribuir positivamente para a paz e a estabilidade do país e prometeu continuar a contribuir com seus esforços para alcançar uma paz duradoura e o desenvolvimento nacional.

O Diplomata chinês saudou os avanços registados no campo político, desejando que todas as partes relacionadas resolvam adequadamente as divergências, no sentido de restabelecer a ordem normal do país, por via do diálogo inclusivo.

 Li Baojun lembrou que a China tem prestado sempre muita atenção à paz e ao desenvolvimento da Guiné-Bissau tendo apoiado na luta de libertação nacional, no seu desenvolvimento económico e na melhoria e bem estar do seu povo.

O acto foi assistido pelo Primeiro Ministro de Transição, Rui Duarte de Barros, pelos membros do Governos, representantes de corpo diplomático acreditado no país e de dirigentes desportivos.

O acordo para as obras de reabilitação do Estádio 24 de Setembro foi rubricado entre o governo guineense e a Republica Popular da China à 4 de Julho de 2011, mas os trabalhos viriam a iniciar apenas em Fevereiro do ano seguinte e duraram exactamente 12 meses.




ANG/AMS

 



Sem comentários:

Enviar um comentário