quinta-feira, 7 de março de 2013


ANP aprova resolução sobre sector da educação

Bissau, 05. Mar. 13 - A Plenária da Assembleia Nacional Popular (ANP) recomendou na terça-feira, o Governo a adoptar medidas necessárias para pôr fim imediato à greve dos Professores, bem como prestar uma maior atenção ao sector de ensino.

Ibraima Sori Djaló
Numa resolução aprovada por unanimidade com 71 votos, os parlamentares decidiram ainda a criação de uma Comissão parlamentar para coordenar e fazer um estudo diagnóstico do sector da educação com vista a apurar a real situação com que depara.

Deputados decidiram igualmente encetar os bons ofícios junto dos sindicatos dos Professores e Associação dos Estudantes de forma a criar condições propícias à resolução dos problemas que estão na base da greve legítima.

De acordo com presidente da comissão preparatória da resolução, Inácio Correia a resolução vai ser submetido à presidência da República, ao Estado-maior general das Forças Armadas, ao Supremo Tribunal da Justiça e ao próprio Governo de Transição.

Os parlamentares admitem que os níveis do descontentamento acumulados no sector do ensino tem vindo a conhecer um acréscimo acentuado, resultado da falta de atenção e desinteresse dos sucessivos executivos.

A última greve decretada pelos dois sindicatos do sector, nomeadamente SINAPROF e SINDEPROF com a duração de 30 dias nas escolas públicas, acarretam graves riscos a viabilidades do presente ano lectivo, concluíram.

A resolução conclui que o governo demonstra insensível às preocupações e legítimos anseios dos estudantes e revelou-se incapaz de mobilizar recursos para honrar os compromissos anteriormente assumidos no sector do ensino em geral, e em particular com o corpo docente nacional.  

Os parlamentares alegam que, a falta de um programa de Governo e de uma política orçamental, fez com que o executivo não possa ter uma visão estratégica para resgatar o ensino nacional do “buraco sem fundo” em que se encontra.

ANG/AI

   

Sem comentários:

Enviar um comentário