quarta-feira, 6 de março de 2013


Governo e FNUA assinam acordo para implementação de PTA 2013

Bissau, 05 Mar. 2013 (ANG) – O governo e o Fundo das Nações Unidas para a População e o desenvolvimento (FNUAP) rubricaram hoje o acordo para implementação do Programa de Trabalho Anual (PTA) referente à 2013.

O PTA, cujo orçamento não foi tornado público, cobre as actividades a serem implementadas pela Direcção Geral do Plano e o Instituto Nacional de Estatísticas (INE) ao longo do ano em curso.

O documento foi rubricado pelo Director-geral do Plano, Vasco da Silva, em representação do Ministério da Economia e Integração Regional (MEIR) e pela representante residente do FNUAP na Guiné-Bissau, Violeta Kakyomya.

Na mesma ocasião a representante do FNUAP procedeu a entrega de uma viatura ao MEIR como apoio para o desenvolvimento das suas actividades, em termos de meios de transportes.

Na altura, Vasco da Silva manifestou sua satisfação pelo acto que disse constituir o início de implementação das actividades durante o ano em curso e recordou que o mesmo se inscreve no quadro da cooperação entre o executivo guineense e o FNUAP.

“Quero ainda recordar que se enquadra no ciclo de programação que devia terminar em 2012, mas que se estendeu para mais um ou, eventualmente, dois anos, conforme outras agências, para podermos marcar um único ciclo de intervenções”, sublinhou o DG do Plano.

De acordo com este responsável, o PTA em causa é o resultado de um exercício conjunto feito entre o governo e o FNUAP, em que procederam, primeiramente, ao balanço das actividades desenvolvidas em 2012 e programou-se as actividades para o presente ano.

O acordo do PTA ora firmado, na opinião de Vasco da Silva comporta todos os elementos que possam fazer face as fragilidades identificadas no exercício do ano findo e para poder atingir os objectivos traçados no quadro de programa de cooperação 2008/2012.

Na sua explanação, Violeta Kakyomya classificou o MEIR como parceiro privilegiado da organização que dirige e que coordena os apoios que este disponibiliza para os diferentes sectores de vida do país.

“O PTA que acabamos de rubricar vai apoiar o MEIR para prosseguir no seu trabalho de coordenação dos programas, nomeadamente na colecta de dados, que constitui actividade chave nos trabalhos desenvolvidos pelo FNUAP no país”, salientou prometendo reforçar a capacidade da equipa do MEIR na gestão de programas de desenvolvimento.

Lembrou que o FNUAP intervém em áreas ligadas a saúde reprodutiva, na colecta de dados para o desenvolvimento, pelo que a coordenação do MEIR destes programas é muito importante para o mandato da organização internacional que representa.

ANG/JAM








Sem comentários:

Enviar um comentário