segunda-feira, 25 de março de 2013


LGDH Condena ``Manobras de Intimidação e Perseguição” contra Jornalistas de órgãos Públicos

Bissau, 25 Mar. 13 (ANG) - A Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH) condenou no passado dia 21 do mês em curso em Bissau, as ”manobras” de “intimidação e Perseguição” contra jornalistas assim como as ordens de censura por parte do poder político.

Em comunicado à imprensa, a LGDH depois de analisar aquilo que chamou de grosseiras intromissões do poder político na gestão técnica e editorial dos órgãos de Comunicação Social Públicos exigiu o levantamento imediato das ordens e de censura nos órgãos Públicos, justificando que tais factos violam os princípios de igualdade garantido aos cidadãos na Constituição da República.

No documento, a organização defensora dos direitos humanos manifestou sua solidariedade para com os Sindicatos dos Jornalistas e Técnicos da Comunicação Social e de base da Rádio Difusão Nacional, assim como todos os profissionais da Imprensa, encorajando-os a prosseguirem com as suas lutas pela defesa de uma imprensa independente, livre e objectiva.

“A LGDH manifesta a sua firme determinação em combater sem tréguas todas as acções tendentes a limitar ou reduzir os princípios da liberdade de imprensa e de expressão na Guiné-Bissau”, escreve a nota da organização humanitária.

Os actos de intimidação, de perseguição e censuras aos jornalistas dos órgãos públicos, para além de se traduzirem em medidas ilegais e antidemocráticas, têm como fim limitar o estado de direito, e corresponde a uma vã tentativa de instaurar um regime ditatorial na Guiné-Bissau, acusa a liga.

Para finalizar, a organização reconhece que os órgãos de Comunicação Social, constituem a espinha dorsal de uma democracia Pluralista onde a liberdade de expressão e de opinião são fundamentais para a consolidação da paz e do estado de direito na Guiné-Bissau.

O SINJOTECS e o sindicato de base da RDN denunciaram, na semana passada, uma alega intromissão do governo nos trabalhos da redacção daquela estação, com o Secretário de Estado da Comunicação Social a proibir a cobertura da pré-campanha de alguns candidatos a presidência do PAIGC no seu congresso de Maio em Cacheu.

ANG-MSC

  

Sem comentários:

Enviar um comentário