terça-feira, 26 de março de 2013


Sindicato da RDN admite nova greve “caso mantiver impasse” nas negociações

Bissau, 26 Mar.13 (ANG) - O Sindicato de Base da Radiodifusão Nacional (RDN) admite recorrer a uma nova paralisação, desta feita de quinze dias, caso se mantiver o impasse nas negociações com a Secretaria de Estado da Comunicação Social.

A advertência é do seu Presidente, em declarações esta terça-feira em Bissau a ANG para informar o ponto da situação das negociações entre a duas partes, com vista ao levantamento da greve decretada desde o dia 21 do mês em curso.

De acordo com Aliu Seide, na sequência das negociações levadas a cabo entre as duas partes, houve um “entendimento verbal” que culminou com a assinatura, ontem, de Memorando de entendimento que prevê o pagamento de 60 mil Fcfa a cada jornalista e técnico sob o contrato interno e a calendarização do cumprimento de outras reivindicações dos trabalhadores.

“A assinatura formal dum acordo estava prevista para ontem as 10 horas, mas o Secretário de estado não apareceu. Somente viria a aparecer as 19 horas e no encontro com os trabalhadores e em que disse que  o executivo não está em condições de pagar estas dívidas com pessoal da RDN.

E mais, diria ainda Rogério Dias, o seu gabinete lhe aconselhou de que a greve em curso é ilegal, descreveu Aliu Seidi para acrescentar que neste momento, verifica-se um “recuo nas negociações”.

Ainda sabe a ANG junto dum membro da Comissão Negocial do Sindicato da RDN, de que o mal-estar aumentou, dada a alegada declaração do Secretário de Estado da Comunicação Social ontem a Rádio Jovem, na qual terá alegadamente, posta de novo em causa, a legalidade da referida greve e terá dito que o seu pelouro não tem nenhuma obrigação a cumprir com os trabalhadores estagiários e em regime de contrato interno.

Segundo esta fonte, haverá uma Assembleia Geral dos trabalhadores da Rádio esta sexta-feira, para deliberar o “próximo passo a dar” que, segundo a mesma, poderá vir a consumar-se numa nova paralisação laboral.

No pré-aviso de greve, os Sindicato de Base da Radiodifusão Nacional,  reivindica, entre outros,” o pagamento da dívida” com o pessoal no valor de quase de 100 milhoes de Fcfa, a concessão de novas instalações e com respectivos equipamentos, a efectivação do pessoal sob o regime do contrato e a actualização das letras do pessoal efectivo que, segundo o sindicato, ficou suspensa desde 1992.

Caso não houver o acordo entre as partes para o seu levantamento, esta greve decretada pelo Comité Sindical de Base da RDN termina as “24 horas do dia 29” deste mês de Março.

Entretanto, ainda sobre a greve na RDN a Secretaria de Estado produziu uma nota informativa datada de dia 21, em que afirma que a melhoria de condições de funcionamento dos meios de Comunicação Social é um imperativo para que estes desempenhem o papel que lhes cabe e colaborar com o governo na implementação da política do diálogo social.

ANG/QC

Sem comentários:

Enviar um comentário