terça-feira, 12 de março de 2013


SEAT nega que chineses e russos exploram areia em Varela

Bissau, 12 Mar. 13 (ANG)- O secretário de estado do ambiente e do turismo desmentiu hoje a informação segundo a qual existem empresas chinesas e russas activas na exploração e exportação de areias pesadas na zona de Varela.

Falando em conferência de imprensa, Agostinho da Costa disse que até ao momento, ninguém está a explorar as areias de Varela como está sendo veiculado nos meios de comunicação social.

Por enquanto não forem efectuados estudos e viabilidades de impacto ambiental ninguém tem o direito de iniciar a exploração e exportação das areias naquelas localidades, esclareceu.

“Nem chineses e nem empresas russas estão a trabalhar em Varela, portanto, só é autorizado a exploração de qualquer espaço nacional após a apresentação do certificado de conformidade ambiental. Sem esse documento não é possível”, explicou o SEAT.

Negou ter acesso a documentos ligados a empresas chinesas, cuja operação relacionou com alegado “esquemas” de certos indivíduos, mas confirmou estar na posse de papeladas duma companhia russa que, posteriormente, deverá começar a exploração.

Quanto ao chamado “esquema”, advertiu que irá denunciar qualquer negocio obscuro que possa por em causa o bom nome da sua instituição.

Sobre a desflorestação desenfreada nas regiões do país nomeadamente Quinará, Agostinho da Silva disse que estão a espera de respostas sobre uma carta dirigida ao ministério da agricultura solicitando a realização de um trabalho conjunto para que o seu pelouro possa ter conhecimento de todas as licenças emitidas.


Agostinho da Costa considerou urgente a preparação duma lei sobre crime ambiental. E sublinhou que está à ser trabalhado um decreto lei sobre o crime ambiental que em menos de um mês será apresentado para sua posterior aprovação na ANP.

“Só assim é que podemos punir os infractores, como é o caso dos transmissores de licença de corte de madeiras, pratica não permitido pela lei”, denunciou.


A respeito da proibição de importação, distribuição e comercialização de sacos de plástico, Agostinho da Silva informou que a lei já foi aprovada pelo Conselho de Ministros faltando apenas a sua publicação no boletim oficial para ser porta em prática.

“Estamos convictos de que brevemente será publicado no boletim oficial, porque estamos a seguir o dossier a par e passos”, prometeu o SEAT.


FGS/ANG

Sem comentários:

Enviar um comentário