quarta-feira, 8 de maio de 2013


Formação do governo de inclusão ainda esta semana

Bissau, 08. 05.2013 - (ANG) - O porta-voz do Fórum dos partidos políticos, Fernando Vaz, disse terça-feira que o Presidente da Republica de Transição (PRT) Manuel Serifo Nhamajo, vai, quinta-feira, convidar aos partidos políticos a indicarem os seus representantes no futuro governo.

Vaz falava à imprensa à saída de uma audiência com o Presidente da República de Transição, Serifo Nhamajo.

Segundo Fernando Vaz as partes analisaram questões tais como a formação de um novo governo de inclusão, realização das eleições gerais, eleição do presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE) e a constituição do seu órgão.

“ Discutimos e acordamos sobre a realização de eleições em Novembro deste ano, com a data a fixar, após auscultação, pelo Presidente da República de Transição, de todos os partidos políticos”.

Por seu lado, o representante da Aliança Democrática (AD), Jorge Mandinga, disse ter aconselhado ao Presidente da República a dissolver o parlamento, caso persistir o desentendimento entre os principais actores políticos sobre os passos a dar para a conclusão da transição.

A AD defende a formação de um governo de 15 membros no máximo com a missão de realizar eleições gerais em Novembro.

 O Partido Nova Democracia (PND), na pessoa do seu líder, Iaia Djaló sugere a formação de um governo competente e não muito alargado em termos de número, por causa dos problemas financeiros do país, para que as eleições possam realizar-se em Novembro deste ano.

E quanto a eleição da direcção da Comissão Nacional de Eleições, o Partido Nova Democracia foi mais longe ao sugerir que não só o presidente da CNE seja um magistrado mas também que o Conselho Superior da Magistratura Judicial propusesse a ANP elementos seus para o preenchimento das funções de secretário executivo e seus três adjuntos.

“Assim teremos uma Comissão Nacional de Eleições independente por uma questão de justiça eleitoral”, realçou Djalo.


ANG/FGS

Sem comentários:

Enviar um comentário