sexta-feira, 10 de maio de 2013


Greve dos professores: estudantes levam protestos à Presidência da República

Bissau, 10 Mai. 13 (ANG) - A Confederação Nacional dos Estudantes da Guiné-Bissau (CONAEGUIB) realizou hoje mas uma acção de protesto devido a paralisação das aulas no ensino público, tendo o acto culminado com a entrega de um manifesto ao Presidente da República, no qual se pede a salvaguarda do presente ano lectivo.

Os estudantes temem que o ano lectivo venha a ser anulado devido a constantes paralisações observadas na sequência da greve dos professores em curso e pela terceira vez.

O Governo e os sindicatos dos professores estão em negociações com vista a encontrar uma solução para as revindicações de pagamento de atrasados salariais devidos aos professores.

Em declarações à imprensa o presidente da CONAEGUIB, Lamine Indjai disse que as negociações estão a decorrer bem.

”Penso que o assunto merece a preocupação do PRT. Deixamos claro que esta é última vigília. Demos benefício de dúvidas ao governo. Se até segunda-feira não cumprirem com o pagamento de dois meses de atrasados, a próxima será uma marcha que culminará a frente do palácio do governo”, advertiu Lamine Indjai

Para salvar o ano lectivo, o presidente da organização de pais e encarregados de educação, Armando Mendonça, pediu aos professores para concluírem o ano lectivo e reterem as fixas de avaliação até ao pagamento dos seus salários.

As manifestações de protesto dos estudantes foram seguidas de perto por cerca de 100 agentes policiais.

ANG/JD

Sem comentários:

Enviar um comentário