quinta-feira, 2 de maio de 2013


UA saúda os últimos desenvolvimentos políticos
na Guiné-Bissau

Bissau, 02 Mai. 13 (ANG) - A União Africana felicitou aquilo que chamou de “avanços” já feitos em relação a preparação do pacto do regime,  definição do roteiro de transição e criação de um governo inclusivo, tal como sugerido pela comunidade internacional.

A União Africana, segundo ainda este diplomata, está a constatar o evoluir positivo da situação no país, apesar de algumas preocupações e exortou aos dois grandes partidos para chegarem a um entendimento.

“Encorajamos ao parlamento,  Presidente de Transição, partidos políticos e sociedade civil e os militares para se empenharem de forma a que ,o mais rapidamente possível, a comunidade internacional possa a ajudar a Guiné-Bissau a sair da crise em que se encontra.

 Ovidio Pequeno advertiu que gostaria que tudo isso fosse feito antes do inicio das comemorações do 50º Aniversário da organização, para que a UA possa levantar as sanções impostas contra o país.

Manifestou o interesse da comunidade internacional na preparação e realização das próximas eleições previstas para Novembro próximo, que significa uma etapa para se sair do estado difícil em que o país se encontra.

“Acordamos que as mesmas tenham lugar antes do final do ano, e tudo indica que a CI estará engajada na sua preparação e realização”, disse acrescentando que existe disponibilidade da CI para apoiar financeiramente o escrutínio.

 Instado a pronunciar sobre se a CI estaria a equacionar a criação de condições de segurança para a participação política dos exilados políticos respondeu que este é um processo que tem etapas que devem ser percorridas.

“No devido momento nós saberemos como tratar com a situação com as pessoas ou organismos envolvidos neste processo”, finalizou.

ANG/JAM









Sem comentários:

Enviar um comentário