sexta-feira, 24 de maio de 2013


A renovação da liderança militar superior é essencial para estabilização do país”, concordam União Europeia e CEDEAO

Bissau, 24 Mai. 13 (ANG) – As reformas profundas e irreversíveis, começando com a reestruturação radical das forças armadas e de segurança, especialmente a renovação da liderança militar superior bem como profundas reformas dos sectores político, segurança e justiça são essenciais para a estabilização e prosperidade da Guiné-Bissau.

A afirmação vem expressa num comunicado conjunto da União Europeia e Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), emitido após um encontro realizado no passado dia 16 do corrente mês em Bruxelas, no âmbito do regular diálogo político a nível ministerial.
Segundo o documento datado de 23 de Maio, as duas organizações, expressaram ainda a sua profunda preocupação em relação ao que consideram “infiltração inquietante em todas as estruturas do Estado do crime organizado e o narcotráfico”, tendo sublinhado que a detenção do ex-chefe da Marinha sob acusação de narcotráfico e a acusação do actual CEMGFA, António Indjai no narcotráfico demonstra a gravidade do problema.
No comunicado, a União Europeia e a CEDEAO, manifestaram a profunda preocupação quanto ao impasse que persiste nos esforços para resolver os vários desafios que o país enfrenta.
Reiteraram a sua firme condenação da interrupção do processo eleitoral pelo golpe de Estado de 12 de Abril de 2012 e a sua rejeição aos comportamentos anticonstitucionais e das violações dos direitos humanos pelas forças de segurança.
As duas organizações consideram crucial a implementação de um roteiro inclusivo, levando ao rápido restabelecimento da ordem constitucional através da realização de eleições livres, justas, transparentes e credíveis, antes do final de 2013, conforme solicitado pela Cimeira dos chefes de Estado da CEDEAO.
Acompanham, com interesse, o debate em curso na Assembleia Nacional Popular sobre o roteiro de transição, o que poderia constituir um passo positivo, se o calendário for implementado e as condições para um processo totalmente democrático, forem asseguradas.
A União Europeia manifestou a sua disponibilidade para apoiar a realização das eleições uma vez que todas as condições sejam cumpridas.
ANG/ÂC

Sem comentários:

Enviar um comentário