terça-feira, 7 de maio de 2013


Lançada 1ª pedra para construção do primeiro Centro
de Hemodiálises

Bissau, 07 de Mai.13 (ANG) – O ministro da Presidência do Conselho de Ministros, da Comunicação Social e dos Assuntos Parlamentares, Fernando Vaz afirmou hoje que, a inauguração do primeiro Centro de Hemodiálises na Guiné-Bissau, representa para todos os guineenses, uma das maiores expressões da sua soberania.

Fernando Vaz sublinhou que o projecto contribuirá para a melhoria do atendimento sanitário no país e diminuição das necessidades de evacuações de pacientes para o estrangeiro.

“Em nome do Primeiro-Ministro, Rui Duarte de Barros, reiteramos a nossa profunda gratidão ao Governo do Japão que concedeu verbas para a materialização do projecto que é uma das intenções do executivo de transição”, afirmou.

Fernando Vaz ainda disse que o acto representa uma solidariedade para com o país e um reconhecimento ao povo guineense num momento em que a Guiné-Bissau se comporta com problemas de relativo bloqueio da comunidade internacional.

Por sua vez, o ministro de Saúde e Solidariedade Social, Agostinho Cá, salientou que muitos cidadãos guineenses são evacuados para Portugal ou Senegal e enfrentam ali custos enormes em termos de despesas de tratamento.

“Muitas mulheres grávidas acabam por morrer em momentos de partos por causa de insuficiências renais. Com a inauguração do Centro Hemodiálises as perdas de vidas humanas irão diminuir”, referiu o governante.

A construção do Centro Hemodiálises terá a duração de cinco meses e é orçado em 1.500 milhões de euros tendo a cooperação japonesa já disponibilizado 300 milhões de francos CFA (Cerca de 500 mil Euros).

ANG/ÂC



Sem comentários:

Enviar um comentário