sexta-feira, 24 de maio de 2013


Secretaria das Pescas cria condições para venda regular do pescado nas regiões

Bissau, 24 Mai 13 (ANG) – A Secretaria de Estado das Pescas, através da Direcção de Serviços de Pesca Artesanal, está empenhada em aumentar a capacidade de conservação do pescado nas regiões, no sentido de facilitar o acesso das populações aos produtos pesqueiros.

A afirmação é do Director de Serviços da Pesca Artesanal, Gualdino Afonso Té,  e foi feita em entrevista exclusiva  à Agência de Notícias da Guiné (ANG).

Aquele responsável, disse que, para atingir o referido desiderato, está em curso um  programa denominado “Rede de Frio para a Conservação e Comercialização de Pescado”.

“No quadro dessa rede, já inauguramos um câmara de conservação do pescado na região de Cacheu, concretamente no sector de Canchungo, e colocamos contentores frigoríficos  em diferentes regiões, nomeadamente, em Bafatá, Gabú e Oio, tornando possível a conservação dos pescados dos pescadores artesanais locais,  destinados ao abastecimento dos respectivos mercados”, informou.

 Afonso Té sublinhou que a maioria do pescado, é consumido em Bissau, enquanto que as regiões continuam a deparar-se com a sua escassez.

“Já existem iniciativas como às da Associação das Mulheres em Actividade Económica (AMAE) entre outras organizações, que representam as maiores beneficiárias da iniciativa da criação do Programa Rede de Frio”, referiu.

A titulo de exemplo, o  Director de Serviços da Pesca Artesanal, frisou que qualquer pessoa que se deslocar ao mercado do Cais de Pindjiguiti, nota a forma inadequada como as mulheres conservam os peixes que vendem , as vezes em arcas velhas tornando as pessoas vulneráveis às doenças. 

“É por esta e outras razões  que estamos a intensificar as nossas acções em termos da melhoria das condições de conservação e comercialização do pescado, disse.

ANG/ÂC


Sem comentários:

Enviar um comentário