segunda-feira, 13 de maio de 2013


PRT viaja para tratamento médico e incumbe PM de preparar novo governo

Bissau, 13. Mai. 13 (ANG) - O Presidente da República de Transição, Manuel Serifo Nhamajo, deixou o país, mais uma vez, no dia 12, com destino a Alemanha para efeitos de controlo médico e dando instruções ao Primeiro-ministro para preparar a nova orgânica do governo de inclusão a ser aprovada logo após o seu regresso.

Durante essa ausência, foi ainda incumbido à Rui Duarte de Barros a tarefa de proceder a recolha de propostas junto dos Partidos Políticos, da Sociedade Civil e de outros actores nacionais, para a integração do próximo executivo.
“Logo após o meu regresso, conto proceder a nomeação dos novos membros do Governo”, vincou Manuel Serifo Nhamadjo numa mensagem dirigida à Nação na véspera de sua ida à Europa.
Na mesma, sublinhou que não constitui dúvida para ninguém que a Guiné-Bissau está a passar por um período de turbulência política que à todos preocupa e cuja solução requer a contribuição de todos os seus filhos.
“Eu estou engajado incondicionalmente nesse esforço de cidadania, por isso, na qualidade do Presidente da Republica de Transição, quero aproveitar esta ocasião, para reafirmar-vos isso mesmo”, vincou.
O Chefe de Estado de Transição referiu na mensagem que a sua agenda política, nos últimos dias, é claramente demonstrativa do quanto estaria determinado na busca de consensos, sobre as questões que se apresentam prioritárias, nomeadamente a definição do calendário eleitoral,  o alargamento do actual Governo de Transição por forma a torná-lo mais inclusivo, e a eleição do Presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE).

Nesta perspectiva, acrescenta o PRT, conclui-se na passada quinta-feira o processo de auscultação à todos os actores nacionais dos quais disse ter recebido de cada um, subsídios importantes que constituem indicadores válidos que reforçam a tomada de importantes decisões.
Entre estas decisões citou a marcação de eleições gerais para Novembro deste ano, a indigitação do Presidente da Comissão Nacional de Eleições pelo Conselho Superior da Magistratura Judicial, e sua posterior ratificação pela Assembleia Nacional Popular e o alargamento do Governo de Transição, dando-lhe um carácter mais inclusivo em conformidade com as exigências actuais.
No entanto, segundo Manuel Serifo Nhamajo, ainda se depara com dois outros grandes obstáculos que são, “a temática da Educação com os seus sistemáticos conflitos laborais” e “a nossa agricultura cujo epicentro se traduz no processo da campanha da castanha de caju”.
“Do sector educativo, registo com preocupação a difícil situação em que se encontra e estou convicto de que, com os esforços do Governo, a breve trecho, a questão da greve dos professores em curso terá o seu término” prometeu o chefe de Estado
Exortou aos sindicatos nacionais, pais e encarregados de educação e os alunos, no sentido de haver uma maior moderação e sentido patriótico, “porque a problemática do ensino exige esforço e união de todas as entidades envolvidas no processo”.
Relativamente a campanha da castanha de cajú do presente ano, o PRT referiu que o preço praticado no terreno está aquém das expectativas, o que aliada à conjuntura internacional desfavorável às exportações veio a agravar a situação, já de si difícil, dos concidadãos, particularmente, os camponeses.
De acordo com Serifo Nhamajo, apesar destas adversidades, a situação tende a melhorar-se porquanto as informações na sua posse facultadas pelo Governo demonstram um quadro de melhoria progressiva.
A concluir a sua mensagem, Nhamajo agradeceu aos que lhe deram o que apelidou de “contribuição patriótica de todos os guineenses” no esforço de procura de soluções que vão de encontro às sugestões dos parceiros e da Comunidade Internacional.
“Quando queremos alcançamos.  O consenso ora alcançado em torno destas questões testemunha de forma inequívoca que o guineense é capaz de sentar a mesma mesa, dialogar e se entender”.

ANG/JAM




Sem comentários:

Enviar um comentário