sexta-feira, 10 de maio de 2013


Partido Nova Democracia inicia trabalhos de sua primeira convenção

Bissau, 10 Mai.13 (ANG) – O Presidente do Partido Nova Democracia (PND), afirmou hoje que a sua formação política tem o desejo de devolver a esperança e o entusiasmo aos guineenses e sobretudo as mulheres e aos jovens.

Iaia Djaló que falava hoje na cerimónia de abertura da 1ª Convenção do partido, sob o lema “Um Partido, Um Sonho, Um País”, que congregou mais 551 delegados vindos de todos os cantos do país, disse que pretendem contribuir para uma política nova, unindo grupos étnicos e pessoas de boa vontade para trabalharem para a reconstrução da Guiné-Bissau com base em propostas concretas.

“Orgulhamo-nos, na verdade, das nossas origens e dos nossos passados políticos. Mas, devemo-nos fluir agora num projecto novo, para o qual as diferenças são um capital de experiência que dialecticamente potencia vantagens competitivas”, sublinhou.

O Presidente em exercício do PND, salientou que a Convenção do partido tem lugar num momento em que a Guiné-Bissau passa por um período bastante difícil em termos de afirmação do Estado e da sua autoridade no conjunto do território nacional.

“Temos que ter a coragem para reconhecer que os problemas que o nosso país tem enfrentado ao longo de décadas, e ligado ao Estado, sua fundação e o seu funcionamento é dos mais graves e das mais ameaçadoras para o futuro da nossa Nação”, declarou Iaia Djaló.

Djaló afirmou que, são poucos os estados de África em que a falta de entendimento entre o Estado e a sociedade é discutida e sentida como na Guiné-Bissau.

“Todos os esforços em direcção a estabilidade, paz e desenvolvimento social e económico só poderão ter, de facto, impacto se o desentendimento entre o Estado e a sociedade for resolvido pelo próprio povo guineense ”, aconselhou.
 
A 1ª Convenção do Partido Nova Democracia, contou com as presenças de algumas personalidades políticas do país, representantes dos partidos políticos e veteranas da luta de libertação nacional, nomeadamente Francisca Pereira e Carmem Pereira.

Durante a sua intervenção, o ex.Presidente da República, Kumba Ialá, afirmou que é uma honra particular para ele, porque o Presidente do PND era o seu aluno e hoje está a servir a democracia.

“Nós apostamos a cem por cento na democracia. Sua essência é o diálogo, a tolerância, colaboração e unidade na diversidade contra as matanças e assassinatos”, disse Ialá.

A 1ª Convenção do PND termina no próximo dia 12 com a eleição da nova direcção do partido.
ANG/ÂC

                               

 

Sem comentários:

Enviar um comentário