segunda-feira, 27 de maio de 2019

Importação de combustível


          Governo empenho em melhorar as condições do Porto de Bissau

Bissau,27 mai 19 (ANG) – O Governo da Guiné-Bissau está empenhado em melhorar as condições do Porto de Bissau para que os navios possam  possam descarregar combustíveis no país quanto mais rápido possível.

As garantias foram dadas na sexta-feira pelo representante do ministro da Energia, Indústria e Recursos Naturais, Augusto Mendes Pereira na cerimónia de encerramento do ateliê de divulgação do Projecto regional para melhoria e segurança dos hidrocarbonetos no espaço comunitário do (UEMOA).

Augusto Mendes disse que a descarga de combustíveis nos Portos de outros países encarece  o produto, que é essencial para o desenvolvimento do país, por isso, segundo disse, tudo está a ser feito para colmatar as dificuldade que o sector enfrenta no momento.

Reconheceu, contudo, as carências com que o país se depara em termos orçamentais, mas disse que não  impede que os esforços sejam feitos, admitindo a possibilidade de recorrer aos parceiros no sentido de apoiar a superar as limitações  do Estado guineense.

O Represente da União Económica e Monetária Oeste Africana(UEMOA) George Sehouwe enalteceu o projecto na medida em que pode melhorar e assegurar o sector de hidrocarbonetos.

 “Não se pode falar desse sector sem ver as condições em que os produtos vão ser comercializados, relativamente as normas. Por isso que se reuniu com os actores nacionais durante dois dias para analisar, de forma exaustiva, o documento e produzir algumas recomendações”, referiu.

O Ateliê, segundo Gerge Sehouwe, serviu para os participantes darem as suas contribuições para a divulgação do Projecto de melhoramento de aprovisionamento e segurança dos hidrocarbonetos e saber da posição da Guiné-Bissau em relação a esta matéria.

Disse que as recomendações são importantes para o sector, sobretudo os que se relacionam aos efeitos do uso ou da comercialização dos produtos hidrocarbonetos.

“No país as normas não são respeitadas, por isso é preciso fixar regras que garantem a qualidade da vida da população”, afirmou Gerge Sehouwe.

Uma outra recomendação que o representante da UEMOA no país considera de importante tem a ver com as normas de instalação de estações de distribuições dos combustíveis.

Gerge Sehouwe afirmou que o nível do desenvolvimento de um país depende da reserva dos hidrocarbonetos que dispõe que considera ser o “sangue da economia”.   ANG/LPG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário