sexta-feira, 24 de maio de 2019

RENAJ


             Cacheu acolhe  14ª edição da Escola Nacional de Voluntariado

Bissau, 24 Mai 19 (ANG) – A Rede Nacional das Associações Juvenis (RENAJ), anunciou quinta-feira em Bissau a realização da 14ª edição de Escola Nacional de Voluntariado (ENV) entre 10 e 25 de agosto do corrente ano na cidade de Cacheu, sob o lema: "Juventude e Governanção do país, jovens construindo soluções".

No acto solene do anúncio, o Presidente da RENAJ Seco Duarte Nhaga, disse que, atualmente a Escola Nacional de Voluntariado ultrapassa a dimensão de um simples lugar de encontro e lazer de jovens, segundo disse, já é  uma Universidade aberta, meramente académica de debates e construções de agendas para o desenvolvimento da Guiné-Bissau.

" Nós acreditamos que os atuais problemas que assolam o nosso pais, só podem ser solucionados com a determinação dos jovens", disse o Presidente da RENAJ
Quando se fala da educação, saúde, economia, politica e dos grandes temas que têm a ver com a nação, os jovem devem participar e dar a sua opinião para construir soluções.

Ainda no seu discurso, disse que recentemente a RENAJ tomou uma posição face a crise instalada no país tendo exigido a rápida nomeação do novo governo de acordo com os resultados das  eleições de 10 de março.

Segundo  ele, o atual governo de gestão não tem condições para entender os anseios dos cidadãos, exemplo disso são as  sucessivas greves na função pública por falta de pagamentos dos salários, a falta de luz e água, que considerou de bens básicos.

"Nós, os jovens, devemos parar de ser adeptos e fanáticos dos políticos, mas sim, devemos ser a classe que critica, fiscaliza e denuncia as más ações destes, para o bem da nação" , disse.

Por sua vez, o representante do Secretario geral de Juventude, Cultura e Desportos, Inquitcha Na Obna, disse que em nome do governo, a sua instituição apoiará a 14ª edição da Escola Nacional de Voluntariado, no intuito de solidarizar com os jovens nos seus eventos e iniciativas.

Também aconselhou aos jovens a não se distanciar da política, participando nela de forma de forma exemplar e construtiva para encontrar as soluções do desenvolvimento que tanto espera o povo guineense.

Segundo a  direção da RENAJ ,a 14ª Edição da Escola Nacional de Voluntariado contará com a presença das pessoas com deficiência fruto de uma parceria com a Humanité Inclusion, a organização que defende a inclusão das pessoas com a deficiência na sociedade.

A Escola Nacional de Voluntariado ENV, e um evento juvenil organizada pela RENAJ desde 2006, que reúne mais de 300 jovens vindo de todo território nacional e estrangeira, para formações em diversos domínios, com debates, workshps e animações culturais. ANG/CP//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário