Caju/ Associação de Intermediários de Negócios da Guiné-Bissau perspetiva “boa campanha” para presente ano
Bissau, 27 Fev 24 (ANG) – O
Presidente da Associação Nacional de Intermediários de Negócios da
Guiné-Bissau(ANINGB) Lassana Sambú admitiu hoje
à ANG que a campanha de comercialização da castanha de caju do presente
ano possa ser um sucesso.
Relativamente a fixação de
preço de compra de castanha de caju ao produtor fixado pelo Governo no valor de
300 francos CFA por quilo, aquele responsável disse que os países com maior produção de castanha
de caju fixaram um preço menor no valor de 275 fcfa. Disse que isso demonstra que o preço fixado pelo Governo é
bom para o produtor.
Questionado sobre quais são
os constrangimentos que afetam a campanha de caju, Lassana Sambú respondeu que o
maior constrangimento que abala o processo de campanha de caju na Guiné-Bissau
tem a ver com as barreiras não tarifárias.
“São os pequenos permenores
não estipulados pelo Estado na estrutura de custo.Os fraudulentos se aproveitam
da situação para especular cobranças ilegais e para atribuição de multas falsas
aos produtores e comerciantes”, diz o Presidente de ANINGB.
Sambú disse que Governo e a Associação que dirige vão trabalhar
no sentido de combater tais práticas, para o bem da campanha do presente ano, que
oficialmente arranca no dia 15 de Março.ANG/LLA/ÂC//SG
Sem comentários:
Enviar um comentário