Educação/Ministro Mané diz que o foco do Executivo continua a ser cumprimento dos Objectivos do Desenvolvimento Sustentável(ODS)
Bissau, 21 Fev 23 (ANG) – O
ministro da Educação Nacional, Ensino
Superior e Investigação Cientifica disse esta terça-feira que o foco do Executivo continua a ser o cumprimento dos Objectivos
do Desenvolvimento Sustentavel, que passa pela promoção de uma educação de
qualidade, igualdade do genéro, emprego
e trabalho docente.
O governante disse que o
documento em análise evidência uma necessidade de melhorar o desempenho do
sistema educativo guineense,, que passa
pelo recrutamento de um número significativo de professores, por forma a
atingir os objectivos, melhorando o acesso e a qualidade do ensino primário até
ao 2030.
“O trabalho que hora se
apresenta para o efeito de discussão, validação e posterior definição dos próximos
passos, visa identificar os principais
entraves ao nosso sistema do ensino, nomeadamente, a formação inicial e contínua
dos professores no país”, salientou.
Acrescentou que a morosidade no processo de recrutamento
dos docentes, os atrasos nas aprovações orçamentais, o absentismo e as elevadas
taxas de pobreza, as disigualidades em matéria da educacão e as baixas taxas de
alfabetização, em especial das mulheres, constituem outros entraves ao desenvolvimento
do sistema do ensino.
Heri Mané frisou que, por
isso apela aos ministros da Função Pública e das Finanças a colaborarem para a implementação da política em causa, a fim de
melhorar a governação e a gestão dos recursos humanos afetos ao sistema
educativo nacional.
Por seu turno, o representante
interido do Fundo das Nações para as Crianças (UNICEF), entidade financiadora do projecto, Weslei Galt,
disse que é crucial reconhecer que, sem os professores, a educação não pode
prosperar e sem eles não há ensino.
Galt disse que o aleliê é um marco importante e significativo no
compromisso com a educação e o futuro das crianças deste país.
“É imperativo que esta política
assegure que as crianças de Boé recebam a mesma qualidade de educação que as do
Sector Autónimo de Bissau, Biombo e Cacheu, e que esta politica ajude a atingir
os objectivos preconizados através dos três eixos estratégicos que são:
aperfeiçoar a qualificação dos docentes e permitir um, exercício do trabalho
conforme as normas; revitalizar a profissão docente para garantir a qualidade e
a pertinência”,afimou.
Weslei Galt disse que o
terceiro eixo passa por assegurar uma gestão eficaz e racional dos professores
ou seja precisa-se de professores qualificados, motivados e apoiados em todas
as escolas da Guiné-Bissau e diz que esta política oferece um roteiro e um
quadro para alcançar o que considerou de importante objectivo até 2030.
O repesentante Residente
interino do Unicef em Bissau reiterou, em nome dos parceiros da educação , o
compromisso e a disponibilidade de continuar a apoiar o Ministério da Educação para
que todas as crianças do país possam receber uma educação de qualidade e garantir que
nenhuma criança seja deixada para trás.
No encontro com a duração de
um dia, tomam parte o representante da UNESCO para os países do Shael Demitri
Sanca, representante do ministro da Função Pública, técnicos da sociedade civil
e do Ministério da Educação.ANG/MSC/ÂC//SG
Sem comentários:
Enviar um comentário