quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Internacional




Obama convida dirigentes africanos para uma cimeira em Washington

Bissau, 22 Jan. 14 (ANG) -  Uma cimeira Estados Unidos-Africa terá lugar nos dias 5 e 6 do próximo mês de  Agosto, em Washington.
A casa banca acaba de tornar público o convite dirigido à 47 países do continente africano para o efeito, um acto que se realiza pela primeira vez.
A senhora  Dlamini Zuma, presidente da Comissão da União Africana foi igualmente convidada.
Para o presidente norte americano, Barack Obama, trata-se da concretização de uma promessa feita em Junho do ano passado aquando da visita à Africa do Sul.
Este projecto da administração americana estava em carteira há vários anos, sem no entanto  ser realizado.
O segundo mandato de Barack Obama tornou possível a sua realização, e acredita-se  que marcará as ligações da américa ao continente africano.
Segundo o correspondente da RFI em Washington, Anne-Marie Capomaccio, sete  países africanos foram excluídos dessa cimeira.
Trata-se de dirigentes da República Centroafricana, do Madagáscar, Guiné-Bissau, Egipto, Eritreia, Sudão e Zimbabwe.
Segundo, Anne-Marie Copomaccio, são países que não têm boas relações com os Estados Unidos de América ou que são suspensos da União Africana.
O encontro da administração americana com dirigentes africanos será essencialmente consagrado a economia, segurança e democracia.
Nas últimas semanas a diplomacia americana foi bastante crítico em relação ao Rwanda, e desaprovou publicamente as leis discriminatórias contra homossexuais aprovadas na Nigéria e Uganda. Admite-se que essas críticas serão reiteradas em encontros paralelos com dirigentes desses países africanos.
RFI

Sem comentários:

Enviar um comentário