quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Artesanato



“A Feira de Artesanato de “Coqueiro” constitui espaço da divulgação da cultura guineense”, diz Mamadú Conté

Bissau, 27  Jan. 14 (ANG) – O Vice-presidente da Associação Nacional de Produtores e Promotores da Arte (ANPPA) considera a Feira Artesanal de “Coqueiro” em Bissau  um dos principais espaços de divulgação da cultura e tradição guineense. 

Em entrevista exclusiva à Agencia de Notícias da Guiné (ANG) Mamadú Conté disse que o objectivo da arte é fazer perdurar no tempo as diversidades culturais e permitir a nova geração ter na mente as imagens tradicionais das diferentes etnias, sobretudo as que  já se encontram em fase de extinção, razão pela qual os produtos artesanais devem ser tratados de forma condigna.

  O local que agora é feira artesanal era estaleiros da empresa Areski e foi concedido aos artesãos na sequência do incêndio que destruiu, em 2011, o mercado central , local onde se podia adquirir produtos artesanais de várias espécies.

 “Na altura o então Presidente da Câmara , Armando Napoco,  teve a sensibilidade e amabilidade de isentar os artistas de pagamento de qualquer tributo à edilidade, tendo em conta os prejuízos  causados pelo incêndio,”explicou.

Conté pede que se conceda tratamento respeitável a arte com a construção de um local mais apropriado para a exposição de  produtos artesanais dignificando os artesãos.

 Segundio Conté, ao princípio, o fluxo de negócio era equilibrado, pois os turistas visitavam e compravam vários volumes de produtos de  arte. Passado um ano ,acrescenta Conté,  sobretudo devido ao golpe militar de 12 de Abril de 2012 e  o recente cancelamento de voo da  Transportadora Aérea Portuguesa (TAP), a situação de negócio inverteu-se pela negativa.

A improvisada feira artesanal de coqueiro tem aproximadamente 150 metros quadrado e fica situada atrás  do Palácio da República. 

ANG / BI /SG

Sem comentários:

Enviar um comentário