sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Registo eleitoral



Recenseado 80 por cento de potenciais eleitores do país - anuncia Gtape

Bissau, 30 Jan. 14 (ANG) - Um responsável do Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral (Gtape) anunciou hoje que 80 por cento dos potenciais eleitores já estão recenseados.

 Carlos Mendes da Costa, que falava em conferência de imprensa, presenciada pelo Ministro da Administração Territorial, Baptista Té disse que apesar dos sucessos conseguidos nos últimos tempos, as regiões de Gabú concretamente os sectores de Pitche e Pirada ainda registam um índice muito abaixo do previsto em relação ao registo dos eleitores.

Este responsável do Gtape revelou que a Região de Biombo beneficiou de um reforço de equipas para acelerar o acto de recenseamento em diferentes sectores que ainda não atingiram o número previsto.

Carlos Mendes informou que as Regiões de Bafatá, Oio, Quinará, Tombali, e Bolama Bijagós poderão atingir a previsão do recenseamento ainda este mês que termina já amanhã, sexta-feira.

“O círculo 24 do SAB, os sectores de Bula e Bigene da Região de Cacheu vão precisar de reforços de brigadas móveis para poderem controlar totalmente a situação.

Falando da situação do Sector Autónomo de Bissau, onde  muitas mesas  não estão a atingir o número previsto de eleitores, o Ministro Batista Té disse que este facto se deve a campanha política de adversários que não querem ver a conclusão do recenseamento na devida altura.

Em relação ao caso dos cidadãos recenseados mas que ainda não receberam os seus cartões , Carlos Mendes garantiu que os cartões  vão ser entregues à todos e, se tudo correr como previsto, ainda no  mês em curso.

 Carlos Mendes da Costa assegurou entretanto que a Gtape já dispõe de materiais suficientes para contornar a situação caso o processo vier a ser alargado para mais quatro ou cinco dias.

ANG/AI/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário