sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

PAIGC




             “PAIGC pode sair fragilizado do congresso”, diz João de Barros 
 
Bissau, 30  Jan (ANG) – O analista político guineense, João de Barros admitiu hoje que o Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) corre o risco de sair fragilizado do congresso, se não houver alianças, divido à fortes divergências que existem no seu seio.

Em declarações à ANG, João de Barros disse que apesar dessa possibilidade é difícil perspectivar o resultado deste VIII congresso do PAIGC, previsto para iniciar esta tarde, em Cacheu, no Norte da Guiné-Bissau.

 “A crise no seio dos libertadores veio do congresso de Gabú e  arrastou-se  até hoje. Naquela reunião havia cinco concorrentes e no fim ficou dois, e  Carlos Gomes Júnior ganhou com muita dificuldade”, explicou o analista político.

 Por outro lado, e em relação a escolha pelo Partido da Renovação Social (PRS) do empresário Abel Incada para candidato do partido ao cargo de Presidente da República, João de Barros afirmou que aquela formação política tem vindo a mover-se sob fortes  divergências.

O analista político referiu que, em pouco tempo, o PRS sofreu três ropturas graves: a primeira-  Kumba Yalá  não só deixou o partido, assim como decidiu apoiar ao Nuno Na Biam; e que a segunda tem a ver com a votação em Abel Incada, a terceira: Ibraima Sori Djaló, actual presidente do parlamento rejeita apoiar Incada alegando que a escolha foi feita na base do tribalismo.

“Com estas divergências, o PRS corre o risco de não chegar ao poder e tem fortes possibilidades de se extinguir. E mais: ainda não escolheu o candidato ao cargo de primeiro-ministro”, afirmou. 

ANG/LPG/ JD/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário