quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Pescas



FISCAP diz que infracções do Navio russo “Oleg Naedenov” ocorreram em águas territoriais senegalesas

Bissau, 08 Jan.14 (ANG) – O Coordenador Nacional da Fiscalização Marítima da Guiné-Bissau (Fiscap), afirmou que, o navio russo denominado “Oleg Naedenov”, foi detectado por uma aeronave de fiscalização senegalesa, a fazer actividades de pesca ilegal dentro das águas territoriais daquele país vizinho.

Em declarações exclusivas à Agência de Notícias da Guiné (ANG), Pedro Mendes Viegas explicou que, pelas informações que recebeu das autoridades senegalesas, o navio russo encontrava-se no passado dia 20 de Dezembro no ano findo em Dakar, para efeitos de reabastecimento.

Prosseguiu explicando que na noite do mesmo dia, o barco teria zarpado do porto de Dakar e, de seguida, iniciado actividades piscatórias nas águas territoriais daquele país, antes de entrar na zona de pesca comum Guiné-Bissau/Senegal.

“No dia 23 de Dezembro foi fotografado por um aeronave de fiscalização senegalesa que lhe fotografou e de imediato comunicou a Base, que por sua vez, mandou a missão para o seu aprisionamento”, informou.

O navio viria a ser capturado dia 3 de Janeiro na zona comum de pesca entre os dois países. A Zona Comum é de direito das autoridades dos dois países, entre as quais de conceder licenças de pesca e bem como de praticar acções de fiscalização.

“Quando a frota de fiscalização senegalesa detectou o barco, tentou mobilizar a tripulação para a conduzir para Dakar e capitão de Oleg Naedenov não aceitou colaborar. Então as autoridades senegalesas pediram o reforço do seu contingente e conseguiram conduzi-las para Dakar”, explicou.

Pedro Mendes Viegas disse ter recolhido informações junto as autoridades senegalesas segundo as quais os marinheiros guineenses que se encontravam a bordo da embarcação, ao contrario do que tem sido propalado por ai, não fora alvo de sevícias algumas.

Aquele responsável, disse que a Embaixador da Guiné-Bissau no Senegal já está a seguir o caso a par e passo e já foi visitar o barco.
ANG/ÂC

 

Sem comentários:

Enviar um comentário