segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Segurança



Comandante da PIR pede formação para seus agentes

Bissau, 13 de Jan. 14 (ANG) – O Comandante da Policia da Intervenção Rápida (PIR) Júlio Sanca solicitou que sejam promovidos acções para os agentes da corporação no sentido de acompanharem a evolução do mundo e de estarem em pé de igualdade com os sues colegas da sub-região.

O pedido foi feito hoje em Bissau na cerimónia de comemoração dos 20 anos da existência da PIR.

Na ocasião Júlio Sanca disse que o mundo é caracterizado pela constante mudança que exige uma capacidade de adaptação para enfrentar os problemas e garantir a segurança ao povo, dai é preciso promoção de mais acções de formação.

A data foi marcada com promoção de alguns elementos da PIR com os patentes de capitães, assim como serviu para  homenagear os primeiros homens que dirigiram esta força policial, nomeadamente Augusto Monteiro Biaqué, José Barrai, Malam Na Ada e Abulai Quadé.

Por sua vez, o Comissário da Policia da Ordem Publica (POP), afirmou que a polícia constitui uma força de defesa da legalidade democrática, da segurança interna e dos direitos dos cidadãos.

Por isso, Armanda Nhaga sublinhou que a data deve servir de momento de reflexão sobre o percurso desta formação policial, ou seja analisar o seu passado, presente e perspectivar o futuro, sempre procurando garantir a estabilidade social e o respeito escrupuloso das liberdades fundamentais dos cidadãos.

 “Neste contexto, o reforço a formação, a operação traduzida na qualidade dos agentes, as demandas sociais, a organização dos serviços de actuação para garantir uma maior segurança pública devem constituir os princípios básicos da polícia”explicou o comissário da POP.

Revelou que no âmbito de garantir a segurança ao povo guineense o Ministério do Interior colocou os agentes da PIR em Canchungo e se perspectiva desdobrar esta força a outras sedes províncias. 

A Policia da Intervenção Rápida foi criada em 1994 para assegurar as primeiras Eleições Legislativas e Presidências do mesmo ano, como forma de garantir o estado de direito e democrático baseado na liberdade, no progresso e no bem-estar do povo guineense.

ANG/LPG

Sem comentários:

Enviar um comentário