sexta-feira, 31 de janeiro de 2014



Banco Mundial garante pagamento de 6 meses de salário a professores e agentes de saúde, diz o Coordenador do Projecto

Bissau, 31.Jan. 04 (ANG) O Coordenador dos Projectos para o Desenvolvimento Dirigidos as comunidades (PDDC) do Banco Mundial afirmou esta quarta-feira em Bissau, que já estão assegurados seis dos nove milhões de Dólares para o pagamento de seis meses de salário aos professores e os profissionais de saúde públicos no quadro do “Fundo Adicional para a Paz Social”.

Em entrevista exclusiva a ANG, Jamel  Handem disse que o Projecto que dirige está apenas a espera do governo para entregar a lista exacta  dos docentes e profissionais de saúde até ao final deste mês, no quadro do recenseamento levado a cabo por uma  Equipa Técnica dos ministérios da tutela e os das Finanças e da Função Pública.

Segundo este responsável, o que o Banco Bundial pretende, não só ter a quantidade exacta destes trabalhadores, mas também, como consequência, que os ministérios actores no processo de pagamento destes funcionários, possam ter uma lista uniforme que garanta a facilidade e transparência no processo.

“Se o governo entregar estas listas até 31 de Janeiro, posso garantir que estaremos em condições de fazer o pagamento nos primeiros dias deste mês de Fevereiro por via dos bancos no país”, assegurou Jamel Handem para acrescentar que, para além da transparência no processo, vai permitir aos remunerados a poderem poupar e contrair empréstimos junto destas instituições financeiras.

Abordado sobre o objectivo deste fundo, Jamel Handem afirmou que é concedido a título de donativo a Guiné-Bissau, fruto do pré-acordo entre as autoridades de transição e o banco mundial em Fevereiro de 2013, com vista a garantir a “paz social durante e depois das eleições”nomeadamente, segundo ele, “salvar” o presente ano lectivo e evitar greves nestes sectores.

Handem que realçou o papel do governo no processo, entretanto aconselhou o executivo a honrar os seus compromissos, nomeadamente, no pagamento dos atrasados salariais nestes sectores, de forma a obter mais apoios do Banco Mundial.

Criado em 2009, os Projectos de Desenvolvimento Dirigidos as Comunidades do Banco Mundial, está no país sob a tutela do Ministério da Economia e tem como objectivo principal, aumentar as infra-estruturas económicas e sociais junto das comunidades. 

ANG/QC

Sem comentários:

Enviar um comentário