segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Eleições Gerais




Pedro Milaco considera de “utópico” a data de 16 de Março

Bissau, 03 de Fev. 14 (ANG) – O analista político, Pedro Morato Milaco considerou de “utopia” pensar que as eleições gerais terão lugar na data prevista, ou seja a 16 de Março próximo. 

Pedro Milaco que falava a ANG justificou a sua afirmação com os atrasos que se verificam no processo de recenseamento eleitoral em ainda em curso.

O político esclareceu que o 16 de Março podia muito bem ser exequível se o recenseamento tivesse sido executado na data prevista ou seja, nos 01 à 21 de Dezembro do ano transacto. Entretanto, o processo foi por duas vezes prorrogado e ainda não acabou.

Contudo, o analista político exortou as autoridades responsáveis pelo processo para atribuírem os cartões a todos os cidadãos já recenseados e concluir o processo já para evitar eventuais problemas no futuro.

Pedro Milaco informou que a fraca fluência dos cidadãos nas mesas de recenseamentos tem a ver com a falta de meios matérias e não da ausência de campanha da educação cívica como se propala por ai.

“Se de facto as pessoas querem que as eleições sejam livre, justa transparente, é preciso observar a legalidade dos actos preparatórios”, aconselhou o analista.

Advertiu que a possibilidade do adiamento teria já sido aventada pelos representantes dos partidos políticos junto do Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral, por razões técnicas.

“Tais razões estão ligados a falta de tonners de impressão, necessidade de atribuição de cartões aos já recenseados, para que desta forma se possa concluir o processo no país e na diáspora”, esclareceu Pedro Milaco.

ANG/LPG, AALS

Sem comentários:

Enviar um comentário