sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Política


“Os militares não são factores de instabilidades na Guiné-Bissau”, diz Afonso Té

Dakar, 6 Fev. 14 (APS/ANG) – O líder do Partido Republicano da Independência e Desenvolvimento (PRID), António Afonso Té, afirmou que as crises cíclicas e violências que ocorrem na Guiné-Bissau não são causadas pelos militares, mas sim em consequência da “decadência de um estado em vias de extinção”.

O candidato as presidenciais de Marco próximo que falava em entrevista a Agência de Noticias do Senegal (APS) disse estar muito preocupado com a situação de inexistência de estado na Guiné-Bissau.

“O estado está em vias de desaparecer no meu país. È urgente a sua refundação e realização de profundas reformas para se chegar a instauração da segunda república na Guiné-Bissau”, disse o coordenador do Fórum-Guiné-Bissau, que reúne 24 formações políticas sendo a maioria sem assento parlamentar.

Afonso Té sustentou que as pessoas se enganam muitas vezes ao apontarem os militares como os responsáveis pelas situações de instabilidades em que se encontra a Guiné-Bissau. “Os militares não são factores das turbulências mas sim vitimas da desorganização do estado”, reforçou.

O também ministro conselheiro do Primeiro-ministro para a área de defesa e segurança, sublinhou que “esta situação de sem-estado tem efeitos em todos os canais e no sistema, ao lado de uma administração desarticulada incapaz de promover políticas públicas coerentes”.

Afonso Tè exortou aos seus compatriotas a mudarem o sistema político e que promovam a reconciliação com vista a criação de novas bases.

‘’É preciso criar uma estrutura de diálogo e reconciliação que não seja uma comissão de verdade, justiça e reconciliação mas sim uma espécie de pacto social que leva ao pacto do regime, com vista resolução de vários problemas existentes no país”, disse.

.Segundo Té , o Pacto de Regime vai permitir redimensionar a administração para que ela seja capaz de orientar as políticas públicas e colocar em evidencia as potencialidades agrícolas e minerais em particular.

ANG/AFP/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário