sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Ensino Superior


“Sucessivas transições políticas são principais motivos de insucesso escolar”, diz estudante universitário em tese de mestrado
Bissau, 21 Fev.14 (ANG) - As sucessivas transições políticas, falta de meios financeiros para a implementação das políticas educativas, falta de um corpo docente  qualificado para o sistema de ensino e desenvolvimento do aluno são os principais motivos de insucesso escolar na Guiné-Bissau, disse hoje Garcia Biifa Bedeta.
Numa cerimónia de apresentação de sua tese de mestrado na universidade Lusófona da Guiné (ULG) Garcia Bedeta lembrou que na era colonial o sistema educativo era selectiva e era integral porque havia poucas infra-estruturas escolares e um numero reduzido de guineenses que frequentava a escola ,os chamados (civilizados).
“A Educação na zona libertada durante a luta armada na véspera da independência aumentou consideravelmente”, lembrou Garcia Bedeta
 O pior erro do sistema de ensino básico na Guiné-Bissau, segundo Bedeta é o plurilingue porque o aluno fala sua língua materna, depois crioulo e quando chega a escola tem muita deficiência no português. 
No que tange com os resultados, referiu que  a maioria dos alunos percorrem uma longa distancia para ter acesso à escola o que a seu ver acaba por  influenciar a aprendizagem,  e provocar o abandono da a muitos alunos.
Em jeito de conclusão Garcia Biifa Bedeta disse que o país precisa de uma administração educativa mais forte pelo que estado deve reforçar a valorização das instituições educativas e científicas da Guiné-Bissau. ANG/JD/SG






  

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