sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Economia




Avaliação do FMI  revela queda do crescimento da economia  em 2013

Bissau, 13 02 014 (ANG)- O Fundo Monetário Internacional (FMI) considerou fraco a evolução da situação macroeconómica do país em 2013, revelou hoje em conferência  Imprensa o chefe da delegação.

Maurício Villafuerte que falava nas instalações do Ministério das Finanças, no quadro do balanço de quatro dias de avaliação económica que efectuou ao país disse que a previsão de crescimento económico de 3,5 por cento para 2013 não foi concretizada, e que o Produto Interno Bruto (PIB) que devia crescer para 5,3 porcento também não foi atingido.

Villafuerte justificou estes factos com a má campanha de comercialização de castanha de caju registada no ano passado e a queda da ajuda externa associada  às fraquezas  institucionais principalmente no que se refere a  arrecadação das receitas.

O chefe da delegação do FMI referiu que as despesas do Governo caíram significativamente em 2013 e que houve acumulação dos atrasados salariais nos finais do ano findo e no princípio do ano 2014, tendo  assegurado que a situação só deverá melhorar-se  em Maio com o início da entrada das receitas provenientes da campanha de comercialização de caju.

Em relação as perspectivas para 2014 disse haver optimismo em relação a trajectória futura do preço da castanha de caju , uma vez que os preços se encontram neste momento nos patamares superiores em relação aos aplicados no ano passado. 

Apesar disso aalerta que  tudo dependerá dos movimentos comerciais nos mercados internacionais.

Dada a difícil situação com que se deparou o país no ano passado, na campanha de comercialização de castanha de caju, a missão convidou  as autoridades guineenses a pensarem  na possibilidade de suspensão da taxa cobrada as exportadores da castanha denominada “FUNPI” ou na sua redução à um valor mais baixo.

Aconselhou ao Governo guineense a promover uma campanha de competitividade junto dos mercados da sub-região e ao nível internacional para que o preço possa ser satisfatório ao produtor agrícola.

Segundo este responsável , o apoio do FMI tem incidido na assistência técnica e formulação de políticas. Disse que com a formação de um novo governo legítimo serão debatidas novas modalidades de apoio financeiro ao país. 
 ANG/AI/SG

   

Sem comentários:

Enviar um comentário