domingo, 16 de fevereiro de 2014

Água e saneamento em África



 

Abidjan acolhe 17º congresso da organização continental

 Abdjam,16 Fev 14 (ANG)- Mais de mil profissionais, empresas e associações de água e saneamento analisam a  partr de segunda-fera, em Abidjan, na Costa do Marfm a problematca de agua e saneamento no continente.

Trata-se do 17º congresso da Associação  Africana de Água e Saneamento  a decorrer sob o lema « Moiblização dos recursos e gestão de água e sanemento em Áfrca, entre 17 e 20 do  mês em curso.

Segundo o presidente do comité cientifico do congresso,o ugandés Silver Mugisha, o 17º congress será um forum de troca de experencias para a resolução   das dificuldades  das sociedades de água com vista ao melhoramento dos servicos de água e saneamento no continente.

« Com uma tomada de consciência, e a vulgarzação das reformas insittucionais e de gestão as sociedades africanas de água poderão acelerar o ritmo das suas performances visando o melhoramento das suas prestações » sublinhou Mugisha  em declarações à imprensa.

O formato do congresso comporta  sessões tecnicas, ateliers , acontecimentos paralelos e uma exposição internacional sobre  tecnologias e servços de domno de água.

A Assocação Afrcana de Água antgamente denomnada, União Africana de Destribuidores de Água é uma organzação profissional, de organsmos, empresas e operadores que exercem no sector de água , sanemento e ambiente em África.

Actualmente presidida pela Sul afrcana, Duduzile Mveni, cujo mandato de dois anos acaba de ser renovado, a associação  foi criada em Fevereiro de 1980 com o objectivo de desenvolver capacidades profissionais dos seus membros a fim de realizar a sua ambição de garantir o  acesso à agua potavel à todos em Áfrca,  e já   conta  com mais de 100 associados em 40 paises de África.

A organização leva a cabo vários programas junto dos seus associados, nomeadamente  o projecto  « parceria africana  para operadores africanos de água, que conta com  financiamento conjunto da Onu-Habtat,  organzação amercana,USAlD, a Associação lnternacional de água e o Banco Africano de Desenvolvimento, BAD.

A cerimónia de abertura do 17º congresso será presidida pelo primeiro ministro da Costa do Marfim, Daniel Kablan Duncan.(

de Salvador Gomes, enviado especial da ANG)

Sem comentários:

Enviar um comentário