quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Educação



SEE promete alargar formação sobre educação familiar em todo o país

 Bissau, 11. Fev. 14. (ANG) - O Secretário de Estado do Ensino Básico prometeu hoje alargar a formação sobre a Educação familiar aos educadores das crianças e pais e encarregados da educação em todas regiões do país. 

Salvador Tchongo que falava na cerimónia da abertura do Ateliê de dois dias para o Inquérito Nacional sobre as Praticas Parentais disse que o resultado do curso servirá para alimentar a Política Nacional da Pequena Infância na Guiné-Bissau.

A Educação Parental representa uma das estratégias mais eficazes para uma abordagem do desenvolvimento, ou seja, um conjunto integrado de acções onde se destacam as áreas de intervenção da Saúde, Nutrição, HIV/ Sida, protecção infantil, Alfabetização entre as Mulheres e Educação.

Na ocasião, a Presidente do Instituto da Mulher e Criança (IMC), Maria Inácia Có Mendes, sublinhou que o Ministério da Educação Nacional é um parceiro da sua instituição no concernente a protecção das crianças.

“Portanto, a politica que vai sair deste inquérito servirá de documento orientador para a Guiné-Bissau poder racionalizar os recursos existentes com vista a uma partilha que permita um desenvolvimento físico mental e psicológico dos menores”, referiu.

Por seu lado, o Presidente da Associação dos Pais e Encarregados de Educação dos Alunos, manifestou a preocupação da “família guineense” em relação ao sector do ensino, tendo salientado que não “é desejável” o que hoje se constata nele.

“Podemos caracterizar o ensino guineense de Certificado, mas não de aquisição de conhecimentos, porque muitos dos nossos alunos deparam com imensas dificuldades em estudar no estrangeiro devido ao fraco nível de aproveitamento que adquiriu internamente”, criticou Correia Landim.

Aquele responsável acrescentou ainda que, para ter um ensino de qualidade no país, cabe ao Governo cumprir com as suas responsabilidades, o que está na Lei e na Constituição da República da Guiné-Bissau.

ANG/LLA         
         
   

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