quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014



Agência de Cooperação de Timor-Leste e PAM assina acordo de parceria orçado em 180 mil dólares

Bissau, 04 02 014 (ANG) - A Agência de Cooperação do Timor-Leste e o Programa da Alimentação Mundial (PAM) assinaram hoje em Bissau, um acordo de parceria orçado em 180 mil dólares correspondentes a cerca de 86 milhões de francos CFA.

Fátima Sow Sidibé Directora Adjunta do PAM disse que, o acordo tem como objectivo apoiar as crianças e mulheres desnutridas das regiões inseguras do ponto de vista alimentar da Guiné-Bissau.

Explicou que com este apoio, o PAM vai pode comprar, transportar, armazenar e manusear 158 toneladas de alimentos nutritivos para mais de 7.200 crianças menores de 5 anos, mulheres grávidas e lactantes nas regiões de Bafatá, Cacheu, Gabú e Oio até Janeiro de 2015.

“Satisfazer as necessidades vitais das populações mais vulneráveis da Guiné-Bissau não seria possível sem o empenho de doadores valiosos, como o Governo de Timor-Leste”, reconheceu a Directora Adjunta.

De acordo o resultado da avaliação sobre a segurança alimentar realizada em Setembro de 2013 conjuntamente pelo PAM, FAO, Plan Internacional e outros parceiros do Governo, apenas 7 porcento da população Guineense se encontra em segurança alimentar.

O estudo revela ainda que os altos níveis de insegurança alimentar são mais específicos nas regiões de Oio e Quinará. 

O Director da Agência de Cooperação de Timor manifestou sua satisfação por este acto, uma vez que, segundo disse irá ajudar a Guiné-Bissau e que se trata de mais um gesto de solidariedade para com um país “irmão”.

“A Agência de Cooperação do Timor não tendo a capacidade para gerir este projecto no terreno, achou por bem confia-lo ao PAM que é a entidade mais indicada para a sua implementação”, explicou Alberto Pereira Carlos.

O responsável timorense ofereceu os préstimos da instituição que dirige ao convidar o PAM para que em caso de “necessidade ou urgência”, a recorrer a Agência de Cooperação do Timor.

ANG/AI/JAM

  


   

Sem comentários:

Enviar um comentário