terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Agua e Saneamento em África


87 % da população rural da África Subsahariana pratica defecção ao ar livre – Ministra de Saúde de Benin

Cotonou, 18 Fev. 14 (ANG) – Pelo menos 87 por cento da população rural da África subsahariana pratica ainda a defecação ao ar livre e, apenas, 3 dentre 10 pessoas é que lavam as mãos com agua e sabão, sobretudo em momentos críticos.

Ministra da Saúde do Benin
A constatação foi anunciada hoje em Cotounou, pela Ministra da Saúde Pública do Benin, na abertura do Atelier de advocacia, comunicacao e seguimento dos engajamentos adoptados pelos governos africanos no dominio da agua, higiene e saneamento.

“isso é triste”, lamentou Dorothée Kinde Gazard que exortou sobre a necessidade de se concentrar acções conducentes a mudanças de comportamento junto a população.

A Ministra disse, citando o ex director da Organização Mundial de Saúde, Lee-wook,  que a agua e saneamento são indispensaveis para a saúde publica e todos devem ter acesso a um liquido salubre e um sanemanto correcto.

A governante beninense referiu que no contexto da Africa Ocidental muitas doenças advem de factores como falta de higiene, dificiente saneamento e uso de agua impropria para o consumo humano

Mesa que presidiu a abertura do Atelier
« Esta preocupação é actual e este atelier é a prova disso », precisou referindo-se a este evento organizado pelo Conselho de Concertação para o Aprovisionamento de Agua e Saneamento e que congrega cerca de 3 dezenas de jornalistas provenientes dos países da Africa Ocidental.

A ministra reconhece que a questão de higiene e saneamento constitem problematica muito tempo atrás, mas que foi relagado ao segundo plano no ranking das preocupações dos Estados africanos.

Referindo-se ao seu país, Dorothée Kinde Gazard dissee que o assunto tem beneficiado de um especial atenção nos ultimos anos, através de renovação do quadro legal, institucional e organizacional e ainda sua adaptação para acelerar o acesso dos mesmos as populações locais.
Os participantes vindos de diferentes países

A concluir exortou os médias a aumentarem suas coberturas em questões ligadas a agua e saneamento, desenvolver parceria ao nível nacional com as outras organizações que gtrabalham nos sectores de saúde, ambiente, educação e turismo

"Comunicação de aproximaação com vista a mudança de comportamento", "Experiencia de cobertura da materia pelos jornalistas do Benin", "Equidade e Inclusão" e "sessões de trabalhos praticos", são temas que absorverão os participantes neste seminário que termina na quinta-feira proxima.



(José Augusto Mendonça, enviado especial da ANG)

Sem comentários:

Enviar um comentário