sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Jogos da Lusofonia Goa 2014



DG dos desportos elogia participação da GB 

Bissau, 14 de Fev 14 (ANG) - O Director Geral do desporto considerou de positiva a participação da Guiné-Bissau na terceira edição de jogos da lusofonia 2014, realizados recentemente em Goa (Índia).

José da Cunha que falava hoje em conferência de imprensa conjunta realizada com o Comité Olímpico da Guiné-Bissau, justificou a sua afirmação pelo facto do país ter conquistado três medalhas, dois dos quais de ouro.

“O país participou em quatro modalidades, dentre os quais o atletismo nas provas de 100 e 200 metros planos, tendo o atleta Holder da Silva vencido nesta ultima categoria, obtendo assim uma medalha de ouro”, salientou.

Acrescentou que a judoca Taciana Baldé, na categoria 48kg também conquistou o ouro, tendo a Graciela Martins conseguiu uma outra, mas desta feita de prata nos 400 metros de barreira.
Entretanto, as equipas de Voleibol de Praia e de Basquetebol que igualmente tomaram parte neste certame não obtiveram nada, por figurarem nos derradeiros lugares da classificação geral, segundo o DG dos Desportos.

José da Cunha chamou atenção do executivo sobre a necessidade de prestar mais atenção ao sector dos desportos e da cultura, porque, na sua explanação, são áreas muito fundamentais na promoção da paz e estabilidade.

Lamentou a falta de oportunidade com que a juventude se vê confrontada para mostrar as suas capacidades em termos de diferentes modalidades, razão essa que a pode desviar da boa conduta e tornar-la um perigo para a sociedade.

“O sector desportivo guineense precisa de uma mudança, uma mudança positiva que passa necessariamente pela criação de infra-estrutura desportivos para diferentes modalidades”, proferiu José da Cunha.

José da Cunha prometeu recompensar todos os atletas que participam nas altas competições, inclusive, os que no passado representaram o país, através de um rojecto lei que pretende entregar ao executivo brevemente.

Os Jogos da Lusofonia são organizados para promover o inter-cambio desportivo entre os países falantes da língua portuguesa e nas regiões Administrativas e Autónomas, dentre os quais Macau e Sri-Lanka.

ANG/LPG

Sem comentários:

Enviar um comentário