quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Corrupção



Vencer a corrupção é difícil, mas reduzi-la, sim

Bissau, 05 de Fev. 14 (ANG) - O Adjunto-Inspector dos serviços da Inspecção Superior da Luta Contra Corrupção (ISLCC) reconhece ser difícil acabar com a corrupção, mas o fenómeno pode ser atacado de maneira eficaz e faze-lo diminuir na Guiné-Bissau.

Em exclusivo a ANG, Pedro Morato Milaco lamentou a falta de meios materiais com que a ISLCC depara no desempenho das suas actividades, nomeadamente a fiscalização das acções dos governos.

Em jeito de balanço do ano transacto, este responsável informou que das actividades programadas para executar no referido período, nem sequer se chegou aos 5 por cento das mesmas, “divido a falta da vontade dos sucessivos governos”.

“A falta de materiais tem impedido o funcionamento do ISLCC da sua criação a esta data e os governos se mostram sempre desinteressados em serem fiscalizados”, disse o Inspector-adjunto que acrescenta que por essa razão recusam criar condições para que ISCC possa exercer cabalmente as suas funções ”, explicou o Inspector-adjunto.

Morato Milaco avançou que o fenómeno da corrupção tem vindo a ganhar espaço no país, porque a Inspecção Superior de Luta Contra a Corrupção, Tribunal de Conta e o próprio Gabinete de corrupção no Ministério Público quase que “deixaram de funcionar”. 

Interrogado se é possível extinguir a corrupção, se ISCC estiver a funcionar em pleno, respondeu que não, porque ela é tão antiga como a própria administração, mas pode se desencorajar a sua prática.

  “A corrupção pode ser atacada em duas formas: primeira através da prevenção e de sensibilização onde se irá informar as pessoas de que é um dos obstáculos para paz e a estabilidade”, esclareceu adiantando que para o seu combate, é necessário a criação do espírito de denúncia e mecanismos de protecção aos denunciantes.

A concluir, Pedro Milaco voltou a reclamar um edifício próprio e equipado com meios materiais suficientes e necessários para o funcionamento do ISLCC

ANG/LPG/JAM



Sem comentários:

Enviar um comentário