segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

PAIGC



                Domingos Simões Pereira eleito novo Presidente do PAIGC
  
Bissau, 10 Fev. 14 (ANG) – O ex. secretário executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Domingos Simões Pereira, foi eleito no Domingo, novo Presidente do PAIGC no encerramento do seu VIII Congresso Ordinário que decorreu em Cacheu, norte da Guiné-Bissau.

Domingos Simões Pereira, obteve 707 votos, contra os 436 de Braima Camará, e os 15 de Aristides Ocante da Silva.

No seu discurso de vitória, Domingos Simões Pereira lembrou que “estamos” em vésperas de eleições gerais preparadas sob “muitas desconfianças” entre os actores, cada um munido de “motivações próprias e específicas”.

O novo líder do PAIGC, propõe mobilizar todas as estruturas do partido para um acompanhamento atento e engajado de todo o processo eleitoral. Prometeu entabular contactos com todos os partidos políticos, principalmente com os de maior expressão, assim como com os parceiros internacionais de cooperação.

Simões Pereira salientou que, com o apoio das autoridades de Transição, vai lutar pela criação de entendimentos necessários para tranquilizar a todos e criar um ambiente favorável para que a ida às urnas seja uma verdadeira festa da democracia.

Entretanto, o segundo mais votado nesta corrida, Braima Camará reconheceu a sua derropta e felicitou Domingos Simões Pereira pela pela confiança que mereceu da parte dos militantes, tendo de seguida qualificado de transparente todo o processo eleitoral.

“Para mim, acho que o resultado representa uma vitória para o nosso projecto, na medida em que, houve uma coligação de nove candidatos contra a nossa. Para todos os efeitos, quero felicitar Domingos Simões Pereira e faço votos para que ele tenha êxitos e sucessos na sua presidência e fico muito orgulhoso pelo facto de entrar no quadro da liderança do PAIGC”, vincou.

O VIII Congresso do PAIGC, que vinha decorrendo desde 30 de Janeiro em Cacheu sob o lema, Inspirados em Amílcar Cabral, para Fortalecer o PAIGC rumo ao Desenvolvimento, congregou 1200 delegados vindos de todas as regiões do país e da diáspora.

Domingos Simões Pereira, substitui Carlos Gomes Júnior, na Presidência do PAIGC.

ANG/ÂC
  

                          

Sem comentários:

Enviar um comentário