quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Congresso do PAIGC




Delegados reprovam alterações nos estatutos em vigor

Bissau, 06 fev 14 (ANG) – Os delegados ao VIII congresso do PAIGC que decorre em Cacheu, Norte da Guiné-Bissau votaram esta madrugada contra a revisão dos estatutos do Partido que previa que as funções do presidente do partido se resumisse a coordenação de acções partidárias.

Os proponentes não conseguiram os dois terços de votos dos cerca de 1128 delegados necessários para a aprovação da referida revisão e em consequência o líder do partido a ser eleito no decurso deste congresso será a cabeça de lista do partido e automaticamente, o Primeiro-ministro em caso de vitória nas eleições legislativas previstas pata 16 de Março.

Os resultados da votação divulgados pela presidente da mesa do congresso, Carmem Pereira revelaram que num universo de 1128 delegados 410 votaram contra  e 718 a favor, e a aprovação da revisão dos estatutos necessitava de pelo menos 854 votos.

A reprovação da revisão dos estatutos pôs fim a polémica instalada no partido e que  levou os delegados divididos para  o congresso, varias vezes adiados por força de contradições a volta da revisão dos estatutos.

De um lado estava a própria direcção do partido que se apropriou da iniciativa de revisão dos estatutos e mais alguns candidatos à liderança do partido entre eles Domingos Simões Pereira, Cipriano Cassamá e Aristides Ocante da Silva.

De outro, o empresário Braima Camará , candidato a liderança do PAIGC que desde a primeira hora se opôs a tal revisão.

Braima Câmara,  Domingos Simões e todos os que  querem faze-lo podem agora a luz dos estatutos em vigor concorrer a liderança do partido.

Os trabalhos do congresso vão prosseguir esta quinta-feira com a discussão e aprovação do regulamento eleitoral. 

ANG/SG


Sem comentários:

Enviar um comentário