quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Infra-estruturas



Construção de ponte em Farim vai impulsionar desenvolvimento de Oio, diz PRT

Bissau, 22 Jan.14 (ANG) – A construção de ponte sobre o rio Farim e a exploração dos seus recursos naturais, nomeadamente fosfato, poderá impulsionar o desenvolvimento de toda a região de Oio, estimou o Presidente da República de Transição

Manuel Serifo Nhamadjo que falava recentemente na cerimónia d e inauguração da estrada Mansoa/Farim, desfiou a população daquela zona a tirarem maior proveito do referido troço.

“Esperemos que agora vão aumentar as produções agro-pecuárias, uma vez que se encurtaram as distâncias entre os centros urbanos e os campos de cultivo”, realçou o PRT que exortou a todos a trabalharem para solucionar os problemas de comunicação.

Serifo Nhamadjo salientou a importância do troço Manso/Farim no reforço da capacidade de integração Sub-regional no quadro da União Económica e Monetária Oeste Africana (UEMOA).

Por sua vez, o ministro das Infra-estruturas informou que a estrada em causa constitui parte do corredor inter-regional que irá facilitar as trocas comerciais entre a Guiné-Bissau, Senegal e Guiné-Conacry
.
Rui de Araújo Gomes referiu que a estrada ora inaugurada constitui uma fonte de riqueza para a comunidade, por aproximar os mercados inter-regionais e melhorar os rendimentos dos habitantes da região de Oio.

O representante da UEMOA reconhece a necessidade da construção da ponte sobre o rio Farim para que desta forma a estrada Mansoa/Farim possa ter plena efectividade.

“A Comissão da UEMOA já financiou o estudo de viabilidade técnica e a elaboração dos dossiers do concurso para a execução da obra da ponte num montante de 197 milhões de francos CFA”,

Finalmente o representante do Banco Oeste Africano de Desenvolvimento (BOAD), Alex Kuamé, prometeu que a sua instituição se sente encorajada a financiar mais projectos em sectores como a energia, infra-estruturais portuárias, telecomunicações, transporte marítimo, agricultura e a promoção do sector privado.

O projecto de reabilitação e alargamento da estrada Mansoa/Farim, numa distância de 55 km, foi financiado pelo BOAD num montante de 3 biliões de francos CFA e teve uma duração de 16 meses.

ANG/ÂC

Sem comentários:

Enviar um comentário