sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Saúde Pública




Associação “Céu e Terras” contribui para diminuição da mortalidade materno-infantil

Bissau, 30 Jan. 14 (ANG) – O Director Executivo da Clínica Associação “Céu e Terras” considerou animadores os resultados dos trabalhos realizados durante os últimos cinco anos e que consistem no seguimento pré-natal de mulheres grávidas com vista a diminuição da mortalidade materna e infantil.

Em entrevista à ANG, Noel Vieira afirmou que, em média registam mensalmente 1.800 consultas e 2.400 análises de laboratório.

“É sem dúvida um grande êxito visto que, se não se fazer nenhuma intervenção deste género a taxa de transmissão mãe-filho permanecerá nos 33 por cento ou mais e é actualmente de 3,18 por cento”, referiu Vieira.

“Céu e Terras”é uma ONG guineense que actua nos domínios de prevenção da transmissão vertical do VIH da mãe para o filho, antes, durante e após o parto.

Esta organização forma técnicos para a luta contra a Sida, informa e forma a população a cerca da problemática desta doença.

Segundo, Noel Vieira, através do Centro de Tratamento Ambulatório, a associação faz seguimento dos pacientes seropositivos conforme o seu estado de infecção.

“Por exemplo, uma mulher grávida seropositiva recebe tratamento para evitar a transmissão do VIH para o filho, um paciente infectado com a imunidade abaixo do recomendado pela OMS é submetido ao tratamento de Terapia Antiretroviral e pacientes com imunidade alta recebem tratamento profilático para combater as infecções oportunistas e tratamentos sintomáticos conforme os diagnósticos apresentados”, disse.

No Centro Materno Infantil faz-se o seguimento pré-natal de mulheres grávidas de forma a garantir um parto seguro.

ANG/PFC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário