quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Cimeira da União Africana




 Eleitos novos membro do Conselho de Paz e Segurança da UA

Bissau, 29 Jan. 14 (ANG) - Os 10 novos membros do Conselho de Paz e Segurança da União Africana foram hoje, terça-feira, eleitos para um mandato de dois anos, em Adis Abeba, durante a reunião do Conselho Executivo, que prepara a 22ª Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo.

Pela África Central foram eleitos o Tchad e Burundi, pela África Oriental a escolha recaiu para Etiópia e Tanzânia, enquanto pela África do Norte foi indicado a Líbia.
Pela região Austral do continente, a escolha recaiu para a África do Sul e a Namíbia, enquanto na África Ocidental, o Níger, Guiné-Conacry e a Gâmbia são os eleitos.
Estes novos membros do Conselho de Paz e Segurança da organização continental iniciam o seu mandato a 01 de Abril deste ano.
Os membros do Conselho de Paz e Segurança, Angola, Egipto, Guiné-Conakry, Camarões, Cote dIvoire, República do Congo, Gâmbia, Lesotho, Tanzânia e Uganda, eleitos em 2012, cessam as suas funções a 31 de Março próximo.
Angola, dada a sua experiência em matérias de paz e segurança, e na qualidade de presidente em exercício da Conferência Internacional dos Grandes Lagos, poderá sempre que as circunstâncias o exigirem, participar em algumas reuniões deste órgão, mesmo não sendo membro de pleno direito.  
Hoje, além da reunião do Conselho Executivo, órgão que integra os ministros das Relações Exteriores dos países membros, as delegações desdobravam-se em vários encontros diplomáticos.
Nesta quarta-feira, a Plenária do Conselho Executivo vai adoptar o relatório que foi aprovado pelo Comité de Candidaturas, que indicou Angola a candidato africano a membro não permanente do Conselho de Segurança da ONU, para o período 2015/2016.
A Cimeira deste ano escolheu como tema central de abordagem a Agricultura e a Segurança Alimentar no Continente.
A 24ª sessão do Conselho Executivo da UA, órgão que prepara a agenda a ser submetida à 22ª Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da organização continental, a decorrer quinta e sexta-feira, foi antecedida da 27ª sessão ordinário do Comité de representantes permanentes (CRP) e do Retiro Ministerial, está última realizada em Bahir Dar, localidade que dista a 500 quilómetros de Adis Abeba. 
Para esta cimeira, a União Africana elegeu como tema central de abordagem a Agricultura e a Segurança Alimentar no continente, mas os ministros do Conselho Executivo estão a analisar igualmente questões ligadas às contribuições financeiras dos estados membros, infra-estruturas dos países,  relação entre a UA e o TPI- Tribunal Penal Internacional, os conflitos em alguns países, como Sudão do Sul, República Centro Africana, entre outros.
Angop

Sem comentários:

Enviar um comentário