quinta-feira, 9 de janeiro de 2014



China vai construir barragem Hidroeléctrica de Saltinho

Bissau, 09 Jan.14 (ANG) – O Primeiro-Ministro anunciou ter rubricado um acordo com um grupo empresarial chinês, para a construção da Barragem Hidroeléctrica em Saltinho, capaz de produzir 82 megawatts.

Rui Duarte Barros que falava na quarta-feira, no acto de apresentação pelo governo do cumprimento do novo ano ao Presidente da República de Transição, disse ainda que, no quadro dos objectivos estratégicos de assegurar uma oferta energética global e de custo acessível às populações, destaca-se ao projecto da OMVG (Valorização da Bacia do Rio Gâmbia), cujo processo está em fase avançada.

“Ainda no quadro da cooperação com a China, está prevista a instalação no decurso de 2014, de 36 quilómetros de iluminação pública solar e negociação para construção de 500 habitações sociais”, informou Rui Barros.

Relativamente ao isolamento a que a Guiné-Bissau é alvo por parte da Comunidade Internacional desde o golpe de Estado de 12 de Abril de 2012, o Primeiro-Ministro de Transição apelou a compreensão dos parceiros externos do país no sentido de criar um bom ambiente pré-eleitoral.

“O Governo Inclusivo de Transição, elegeu como uma das suas prioridades, a normalização das relações com a Comunidade Internacional e a restauração dos quadros do diálogos políticos e técnicos com os parceiros de desenvolvimento, aliás, um dos objectivos que estiveram na génese do seu executivo é a progressivo regresso á ordem constitucional, exigida pela Comunidade Internacional”, salientou.

O Primeiro-Ministro disse que infelizmente o Governo continua a sentir os efeitos do bloqueio internacional que constituem entraves para os propósitos do cumprimento da Agenda de Transição.

ANG/ÂC 

Sem comentários:

Enviar um comentário