segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Agricultura



Presidente da ANAG considera 2013 “ano negro”

Bissau, 06 Jan.14 (ANG) – O Presidente da Associação Nacional dos Agricultores da Guiné, (ANAG), qualificou de “Negro” o ano 2013, em termos de desempenho das actividades da organização que dirige.

Em entrevista exclusiva à ANG sobre o balanço das actividades levadas a cabo pela ANAG durante o pretérito ano, Mama Samba Embaló disse que, 2013 é ano para esquecer dado à “instabilidade política” que atingiu fortemente os sectores sociais e económico do país.

“Para nós é um ano de insucesso, se levarmos em consideração os aspectos da campanha de comercialização da castanha de caju que decorreu de uma forma má para todos os agricultores e que teve reflexos negativos no tecido económico do país”, criticou.

Assim, espera que as coisas mudem para positiva neste 2014, ano em que decorrerão as eleições gerais e cuja campanha ira coincidir, precisamente, com a de comercialização da castanha de caju.

“É extremamente grave fazer as duas campanhas no mesmo período. Peço à Deus que nos ajude e que tudo acabe da melhor forma possível”, manifestou o Presidente da ANAG.

Mama Samba Embaló revelou que, o ano 2014 será igualmente o da realização da Assembleia Geral da organização, para a eleição dos seus novos corpos sociais, tendo em conta que, o mandato da sua Direcção terminou em 2013 e manifestou a sua indisponibilidade de concorrer a um novo mandato.

“Já remetemos esta ideia à Direcção da Câmara de Comércio, Indústria, Agricultura e Serviços (CCIAS), no sentido de financiar a realização de uma Assembleia Geral da ANAG, porque o nosso mandato.

Perguntado sobre o que ANAG pensa fazer este ano para melhorar o cenário do país, Mama Samba Embaló, respondeu que a missão, não se resume apenas a sua organização, mas cabe toda a sociedade guineense.

“Todos os guineenses devem trabalhar no sentido positivo para alterar as coisas. Em primeiro lugar é necessária tranquilidade, para captar o investimento exterior, porque a Guiné-Bissau depende grandemente das ajudas dos parceiros externos”, aconselhou.

A Associação Nacional dos Agricultores da Guiné (ANAG), foi fundado em 1991 e legalizado no ano 1994 e conta actualmente com mais de 50 mil sócios.

ANG/ÂC


 

Sem comentários:

Enviar um comentário