quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Pescas





FISCAP capacita seus técnicos no domínio da Fiscalização Participativa

Bissau, 15 Jan. 13 (ANG) - A Empresa da Fiscalização Marítima guineense (FISCAP), em parceria com a Comissão Sub-Regional das Pescas, iniciou esta quarta-feira, um ateliê para a capacitação dos técnicos no domínio da Fiscalização Participativa com a duração de três dias.

Na sessão de abertura da formação, o Director Geral de Instituto de Biodiversidade e das Áreas Protegidas (IBAP), Alfredo Simão da Silva, realçou a importância do ateliê justificando tratar-se de uma inovação no domínio da fiscalização.

Simão da Silva sublinhou que a Guiné-Bissau possui uma rica zona pesqueira, bem como uma plataforma continental muito vasta.

“ É verdade que, temos dificuldades em fiscalizar esta plataforma, por isso disse que este ateliê tem uma importância capital, por se tratar de uma formação ou de reforço de capacidade no domínio da Fiscalização Participativa”, disse o Director Geral do IBAP.

Afirmou que, quando se diz participativa, é porque estão a referir a implicação de todos os autores, o Estado, as Organizações, os pescadores e a população.

 “ Por isso, se queremos ter uma pesca durável, com os seus recursos ambientais, então temos que ver as áreas marítimas, para que as actividades das pescas persistem aqui na Guiné-Bissau”, acrescentou

Por sua vez, o chefe de Departamento da Comissão Sub-Regional das Pescas,  Babacar Bá, destacou que a pesca ilícitas não declarada e não regulamentada são as actividadees a combater pela sua orgaização, por isso, pediu o apoio dos seus parceiros.

“ É neste quadro que a União Europeia apoiou a Comissão Sub-Regional das Pescas durante três anos nas operações conjuntas de fiscalização, no qual a Guiné-Bissau regularmente participa e cujos resultados hoje são encorajadores”, explicou Babacar Bá.

ANG/LLA

     
  



Sem comentários:

Enviar um comentário